Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

11/08/2014
Deputados assinam abaixo-assinado pedindo trégua em Gaza
Proposto pelo deputado estadual Raul Carrion (PCdoB/RS), parlamentares gaúchos assinam manifesto pela imediata suspensão da ofensiva militar que há quase um mês Israel realiza contra a população palestina na Faixa de Gaza. 

Estarrecido, o mundo assiste há quase um mês a mais violenta ofensiva já realizada pelo Exército de Israel – terra, mar e ar – contra a Faixa de Gaza, onde mais de 2 milhões de pessoas vivem em condições sub-humanas em 400 km2. Os bombardeios indiscriminados de bairros residenciais, prédios públicos, escolas, hospitais, mesquitas, poços de água, redes de esgoto, estações de energia elétrica e, inclusive, refúgios da Agência das Nações Unidas para Assistência a Refugiados (UNRWA), já causou a morte de mais de 2.000 pessoas, feriram e mutilaram milhares, forçaram o abandono de suas casas (cerca de 300 mil palestinos ficaram desabrigados), colocando-os na situação de refugiados em seu próprio território.

Segundo a ONU, 80% das vítimas são civis. No último dia 3 de agosto, o Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, denunciou que “durante os últimos 27 dias, Israel já matou e feriu 17 mil palestinos por hora e matou uma criança palestina a cada três horas”. O massacre em andamento levou o Conselho de Direitos Humanos da ONU a aprovar uma Resolução no último dia 23 de julho criando uma Comissão de Investigação das Denúncias de Crimes de Guerra. Entres seus 47 membros, apenas os Estados Unidos votaram contrariamente. E, após o bombardeio de uma escola da UNRWA, que abrigava 3.300 palestinos, causando a morte de crianças indefesas e funcionários da escola, o Secretário Geral da ONU, Ban Kim Moon, afirmou que “isso é um escândalo do ponto de vista moral e um ato criminoso”, assim como “uma nova violação flagrante do direito humanitário internacional”. O próprio país americano – principal sustentáculo militar, econômico e diplomático de Israel – foi obrigado a reconhecer que foi um “bombardeio vergonhoso”.

Em inúmeros países sucedem-se manifestações de protesto contra o massacre perpetrado pelas tropas israelenses contra a população palestina da Faixa de Gaza e erguem-se vozes de personalidades mundiais denunciando a barbárie em andamento e pedindo a imediata suspensão das operações militares e um mútuo cessar fogo. Portanto, a iniciativa de Carrion, apoiada por 33 deputados, somou-se aqueles que clamam pela imediata suspensão da ofensiva militar que há quase um mês Israel realiza contra a população palestina na Faixa de Gaza e o estabelecimento de uma trégua.

Raul Carrion – PcdoB

Stela Farias Lopes – PT

Heitor Schuch – PSB

Edgar Pretto – PT

Aldacir José Oliboni – PT

Miriam Marroni – PT

Valdeci Oliveira – PT

Miki Breier – PSB

Nelsinho Metalúrgico – PT

Jeferson Fernandes – PT

Gerson Burmann – PDT

Raul Pont – PT

Adão Villaverde – PT

Luiz Fernando Mainardi – PT

Vinicius Ribeiro – PDT

Ana Affonso – PT

Ciro Simoni – PDT

Juliana Brizola – PDT

Maria Helena Sartori – PMDB

Marcelo Moraes – PTB

João Fischer – PP

Silvana Covatti – PP

Dr. Basegio – PDT

Paulo Borges – DEM

José Antônio Paladini – PSB

Alvaro Boesio – PMDB

Aloisio Clasmann – PTB

Ronaldo Santini – PTB

Marisa Formolo – PT

Carlos Gomes – PRB

Mano Changes – PP

Ernani Polo - PP