Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

08/08/2014
Raul Carrion em defesa do transporte ferroviário
A Frente Parlamentar Gaúcha pela Ampliação e Qualificação das Ferrovias, proposta e coordenada pelo Deputado Estadual Raul Carrion (PCdoB/RS) debate no Estado do Rio Grande do Sul a situação do transporte ferroviário, em especial a construção da extensão da Ferrovia NORTE-SUL, que ligará a cidade de Panorama (SP) até a cidade de Rio Grande, no território gaúcho. 

Carrion no Seminário "Brasil nos trilhos"

Fruto da mobilização dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – da qual a Frente Parlamentar foi protagonista – uma licitação começou a ser preparada para a elaboração de um estudo de viabilidade técnica ambiental e econômica do ramo Sul da Ferrovia NORTE-SUL. O objetivo de conectar a Ferrovia NORTE-SUL ao Mercosul concretiza o CORREDOR BIOCEÂNICO, que ligará por ferrovia o Brasil ao Pacífico.

Ainda que o centro de gravidade econômico e populacional do Cone Sul esteja mais ao Sul, passando por Buenos Aires, Montevideo e Porto Alegre – o que favorece o Porto de Rio Grande como o ponto de chegada dessa interligação biocêanica – a ligação entre outros pontos não é descartada através da própria NORTE-SUL, assim como a junção entre o Atlântico e o Pacífico através de uma ferrovia de baixa altitude que cruzará a Cordilheira dos Andes através de túneis.

A extensão da NORTE-SUL ao nosso Estado é estratégica não só para o Rio Grande do Sul, mas também para todo o Brasil. O país vive um momento de retomada do transporte ferroviário, que abre grandes oportunidades no terreno da chamada “indústria ferroviária”, responsável pela produção de bens e insumos para as nossas estradas de ferro. O Estado concentra 80% das cargas transportadas por rodovias, a um custo muito mais elevado.

O Deputado Estadual Raul Carrion (PCdoB/RS) destaca a importância para o Brasil da extensão da Ferrovia NORTE-SUL até o porto de Rio Grande – o terceiro mais importante do país – e a construção de um ramal até a cidade de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. “Precisamos pensar não apenas na integração do Brasil, mas também na integração do Brasil com os países do Mercosul e sua ligação com o Pacífico; e isso passa necessariamente pelo Rio Grande do Sul”, destaca Carrion.