Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

25/03/2014

Deputado Raul Carrion faz homenagem aos 92 anos do PCdoB

Raul Carrion, deputado estadual pelo PCdoB/RS, usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para homenagear os 92 anos do Partido Comunista do Brasil durante o Grande Expediente desta terça-feira (25).

Deputados entregam placa comemorativa aos 92 anos a reprentante do comitê central, ex-senadora Emília Fernandes.

Prestigiado pela representante do Comitê Central do PCdoB e secretária executiva da Codesul, a ex-senadora Emília Fernandes; o representante do Diretório Estadual do PCdoB, jornalista André Machado; o presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Adalberto Frasson; a representante da Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Jussara Cony; o Secretário do Meio Ambiente, Néio Lúcio Pereira; o Secretário de Estado do Turismo, Márcio Cabral; o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen; entre outras lideranças políticas, sindicais e populares, Carrion lembrou da história do partido mais antigo do Brasil.

O deputado comunista reforçou que, passados mais de nove décadas, muitas gerações de comunistas continuam dando o melhor de si – muitas vezes submetidos a terríveis perseguições – e defendendo a democracia, a soberania nacional e os direitos do povo. Raul lembrou que, o PCdoB esteve presente nos momentos mais importantes da história do Brasil, desde a criação dos primeiros sindicatos, passando pelas bandeiras da luta anti imperialista, da reforma agrária, dos direitos trabalhistas, do Movimento pela Legalidade e principalmente, até a resistência ao Golpe Militar de 1964. “Conscientes que o futuro se constrói nas lutas do presente, os comunistas nunca separaram a luta pelo socialismo da luta por soberania nacional, por democracia e pelos direitos dos trabalhadores. É essa sua ligação com os interesses fundamentais do povo brasileiro que faz dele um partido cada vez mais jovem e contemporâneo, sendo o mais antigo”, lembra Carrion.

O Partido Comunista do Brasil está presente nas 27 unidades da Federação e em mais de 3 mim municípios, ultrapassando os 300 mil filiados. Desde o fim da ditadura, quando reconquistou sua existência legal, o PCdoB luta pela ampliação das liberdades democráticas, pelos direitos dos trabalhadores, pela afirmação da soberania nacional e contra o avassalamento neoliberal: “O PCdoB fortaleceu-se nas lutas sociais – onde é a maior força no seio da juventude brasileira e no movimento comunitário, e uma das principais forças no movimento sindical. Em 2010, foi fundamental nas eleições presidenciais e obteve a quarta maior votação para o Senado, atrás apenas do PT, PMDB e PSDB. Contabilizando os votos de todos os seus candidatos, o PCdoB totalizou 18 milhões de votos, tendo hoje 2 senadores e 15 deputados federais, firmando-se como uma importante força no cenário nacional”, recordou o parlamentar.

Para Raul Carrion, ao completar 92 anos, o PCdoB se expande e amplia sua presença em todas as esferas de luta política, social e de ideias: “Hoje o PCdoB indica como tarefa primeira a continuidade aos avanços iniciados em 2003 por Lula e seguidos por Dilma. Nesses quase 12 anos, o Brasil passou por profundas mudanças. Rompeu com a submissão ao FMI e ao capital financeiro internacional. Disse não à ALCA, inviabilizando-a. Retomou o desenvolvimento do país – que havia regredido para 14ª economia mundial – colocando-a pela primeira vez como a 7ª economia do mundo. Recuperou os salários dos trabalhadores, retirou dezenas de milhões de brasileiros da miséria e garantiu as menores taxas de desemprego de sua história. Enfrentou com decisão a falta de habitação para o nosso povo, construindo mais de três milhões de moradias. E tudo isso em meio a uma profunda crise do capitalismo neoliberal”, ponderou.

Segundo o deputado, com a aproximação das eleições de outubro, o PCdoB seguirá lutando pelas profundas transformações sociais no país: “Nesse embate não há meio termo, não há neutralidade. E o PCdoB tem lado. O lado da soberania nacional, da democracia e do progresso social! Nós, comunistas, olhamos o futuro com a convicção de que amadurecem tempos de mudanças ainda mais profundas, às quais não faltaremos”, finalizou Raul Carrion.