Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

11/03/2014

PCdoB divulga nota sobre audiência pública do transporte público na Capital

Diante dos episódios ocorridos na noite de segunda-feira, 10/03/2014, no Ginásio Tesourinha, o PCdoB e sua bancada de vereadores divulgam a seguinte nota:

Por duas vezes em menos de duas semanas a população de Porto Alegre viu frustrada a intenção de manifestar-se democraticamente sobre a inédita licitação do transporte coletivo da cidade. Com uma atitude que atende apenas aos interesses dos que não querem uma mudança real no sistema, um grupo impediu a segunda tentativa de realização de audiência pública. A mesma postura antidemocrática praticada pela Prefeitura Municipal dias antes, ao restringir o acesso da comunidade às galerias da Câmara de Vereadores que resultou na suspensão da primeira audiência.

O PCdoB repudia a dupla tentativa de impedir o debate em torno de um tema fundamental para a vida do porto-alegrense. As duas atitudes corroboram com a manutenção do sistema atual, com baixa qualidade nos serviços e tarifa elevada e impedem avanços.

O PCdoB reafirma o seu compromisso com o povo e sua luta para garantir a realização do processo licitatório tendo em vista unicamente o interesse dos usuários do serviço. O PCdoB se empenha para construir alternativas que garantam a realização da audiência pública bem como uma política de mobilidade urbana para Porto Alegre.

Propomos que a licitação contemple:

  • Nenhum direito a menos! Passe livre, meio-passe estudantil, isenção para idosos;
  • Instalação de ar-condicionado em toda a frota, até 2016;
  • Criação de um fundo a ser administrado pela CCT (Câmara de Compensação Tarifária) onde os lucros acima do estabelecido e os rendimentos da venda de passes antecipados sejam depositados para o controle da tarifa;
  • Paradas inteligentes com aviso dos horários e wifi nos ônibus e terminais.

Comitê Municipal do PCdoB
Bancada Municipal do PCdoB