Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

20/10/2013
Manuela é eleita a primeira mulher presidente do PCdoB RS
Na manhã deste domingo (13), a deputada federal Manuela D’Ávila foi eleita presidente do PCdoB do Rio Grande do Sul para os próximos dois anos.
 

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados será a primeira mulher a presidir o partido no Estado. Além de eleger a nova direção, o partido aclamou a pré-candidatura de Emília Fernandes ao senado.

"Hoje é um dia muito importante e de muita emoção para mim: fui eleita presidente estadual do PCdoB-RS. Um desafio gigantesco", disse Manuela.

Manuela terá como vice Adalberto Frasson. A Conferência Estadual do PCdoB, contou com a participação de 700 delegados nas atividades realizadas durante o sábado e o domingo. Mais de 6 mil militantes participaram de reuniões, em pelo menos 200 municípios gaúchos, e ajudaram a preparar o encontro.

Boas vindas

Um dos momentos importantes da Conferência foi quando comunistas gaúchos recepcionaram os novos filiados, entre eles o comunicador André Machado, o ex-deputado Osmar Severo e a ex-senadora Emília Fernandes. Com direito à declamação de poema de autoria da vereadora Jussara Cony e muito entusiasmo dos presentes, o ato de "boas vindas" foi carregado de emoção. André Machado e Emília Fernandes se pronunciaram em nome dos recém chegados. Ambos reafirmaram o compromisso em fortalecer a luta do PCdoB, somado-se à militância partidária nas tarefas do dia a dia.

Na oportunidade, Emília Fernandes foi aclamada como pré-candidata ao senado pelo PCdoB. Já André Machado deverá concorrer a uma vaga na câmara federal.

Carrion: 50 anos de militância

A noite de sábado também reservou outro momento histórico para o partido no estado: foi a comemoração dos 50 anos de militância política e revolucionária do deputado estadual e presidente do PCdoB no RS, Raul Carrion.

O jantar, que contou com a presença de mais de 600 pessoas no CTG 35, teve a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e de diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais. Rabelo recordou a trajetória de Carrion desde a AP até a sua entrada e militância no PCdoB, ainda nos anos de 1960, a quem classificou como "um militante com grandes contribuições para a do partido, com uma história marcante". 

Ato político

Um ato político grandioso e representativo na manhã deste domingo (13), serviu para encerrar a Conferência Estadual do PCdoB RS e marcar as atividades do 13º Congresso no estado.

Com a presença do Governador do Estado do RS, Tarso Genro, e de representantes de PT (presidente estadual, Raul Pont), PMDB (presidente estadual, Edson Brum) , PP (presidente estadual, Celso Bernardi), PSB (representante do partido Mari Teixeira), PPL (representante do partido, Márcio Cabreira) e lideranças políticas do PCdoB no RS, como o deputado federal Assis Melo, o secretário do Meio Ambiente do RS, Neio Lúcio, a secretária do Turismo do RS, Abgail Pereira, os vereadores da capital, Jussara Cony e João Derly, o vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, entre outras, o ato contou com explanação de Renato Rabelo acerca do momento que vive o país e o debate que o partido realiza no 13º Congresso.

Rabelo, ao se referir a duas lideranças representativas do partido no RS, Manuela e Emília, destacou a importância que o PCdoB confere a juventude e as mulheres, tornando-as protagonistas no debate e na luta política. 

Falou sobre o papel que o PCdoB vem desempenhando na política brasileira, em especial nos últimos dez anos, que coincidem com a experiência dos governos de Lula e Dilma, dos quais o partido é participante. "Neste período, o PCdoB tem demonstrado a sua clareza, através do nosso programa, ao definir o rumo da sua luta pelo socialismo no nosso país, e o caminho a ser percorrido: que é concretização de um novo projeto nacional de desenvolvimento, isso tem sido a referência para a atuação política do PCdoB. Por isso, que na análise que o partido faz, neste debate preparatório do 13º Congresso, acerca deste novo ciclo que completou dez anos, o partido leva em conta essa elaboração do novo projeto nacional de desenvolvimento, voltado para a afirmação da soberania nacional, ampliação da democracia, do progresso social, a integração do continente, o meio ambiente e a sustentabilidade do nosso desenvolvimento". 

Novos desafios: é preciso avançar mais

Para Rabelo, este período de dez anos trouxe avanços importantes, mas ainda é necessário avançar muito mais. "Por isso, nós conseguimos visualizar os desafios que temos pela frente". Citou os movimentos de junho, as suas reivindicações e como a elaboração programática do partido já apontava a necessidade de reformas estruturantes mais profundas que podem dar respostas às bandeiras expressas pela sociedade. "O nosso programa já indicava com força a necessidade de reformas estruturais e democráticas, como a reforma urbana, tributária, agrária (…), política, do poder judiciário e a reforma da mídia ou a democratização dos meios de comunicação no nosso país. As manifestações de junho trouxeram para a ordem do dia estas questões, com mais força". 

Para a realização dos próximos passos que podem garantir os avanços que o país precisa para seguir adiante, Rabelo chamou a atenção para a necessidade de alianças mais amplas. Porém, além disso, é necessário desenvolver um campo de esquerda mais fortalecido para defender as transformações que o Brasil exige. Que tenha força para construir pactos novos. "Daí a necessidade de termos um bloco de forças mais consequentes, de esquerda, com partidos, movimentos sociais, sindical, personalidades", assinalou.

O presidente nacional do PCdoB encerrou destacando a importância da realização do Congresso, que ele classificou como momento emblemático, "é um Congresso que vai elevar o nosso partido a um outro patamar, é um partido em expansão, em crescimento e que goza de respeitabilidade no nosso país (…) Por isso vai ter um papel muito importante e vamos adiante para construir as mudanças que o nosso país requer".

Sintonia

Na sua intervenção, o Governador do Estado, Tarso Genro, fez questão de enaltecer o papel desempenhado pelo PCdoB ao longo destes dez anos na construção dos governos Lula e Dilma, e no Estado do RS. 

Tarso destacou sua sintonia com as ideias apresentadas por Rabelo, sobretudo com a visão do PCdoB sobre o novo projeto nacional de desenvolvimento e o pacto político que se faz necessário para fazê-lo avançar. "Compartilho da visão apresentada sobre um projeto político nacional, de radicalização democrática e desenvolvimentista no nosso país, e compartilho também da visão de que temos que passar agora por um processo de atualização programática". Tarso compreende que já houve um período de muitas realizações no Brasil, que ele definiu como "Lulo-desenvolvimentismo", que agora precisa ser revigorado e aprofundado com novos passos.

Tarso exemplificou seu raciocínio com um questionamento, acerca das novas tarefas políticas que o projeto em curso no país impõem tendo em vista a nova configuração social existente graças a um grande processo de inclusão garantido nos últimos anos: "como o estado brasileiro vai orientar e estruturar as novas reformas para colocar a dinâmica de acumulação a serviço do povo brasileiro, essas pessoas que hoje consomem e necessitam dos serviços públicos qualificados?".

O Governador do RS também fez questão de demonstrar seu apreço e proximidade com o pensamento político do PCdoB ao referir-se a Renato Rabelo como alguém com quem tem mantido, ao longo dos últimos tempos, diálogos permanentes sobre a política brasileira.

Novo desafio

O PCdoB do RS elegeu sua primeira mulher presidente, uma jovem e talentosa liderança, que tem acumulado muita experiência, seja nos embates eleitorais, na luta política e nos espaços que tem ocupado, como a liderança do PCdoB na câmara federal. 

Manuela d'Ávila, ao se pronunciar já eleita como presidente estadual do PCdoB, fez questão de buscar na força da história do partido o alicerce para a luta presente, de maneira a posicionar-se como uma liderança partidária deste tempo "do PCdoB do passado e o PCdoB do presente" que, segundo ela, são a mesma coisa. Ou, o resultado de uma mesma luta. "São as gerações que fazem e se fundem no PCdoB deste tempo presente. Na vida nós temos que saber ser fruto e semente, ou seja, saber a hora de semear, jogar a semente na terra, mas também a hora ser fruto nas grandes árvores, saber quando germinamos e ser o fruto". Também fez questão de enaltecer os presidentes que a antecederam, Raul Carrion e Adalberto Frasson. "Sucedê-los, pra mim, é uma das maiores responsabilidades nesta minha trajetória de 14 anos de militância", disse.

Também fez questão de dizer que a sua eleição para o comando partidário no RS reforça o protagonismo das mulheres e da juventude, algo que, segundo ela, é um traço distintivo do PCdoB. "Nosso desafio é ter um PCdoB forte no Rio Grande do Sul para enfrentar seus grandes desafios históricos, com maior presença institucional e nos movimentos sociais", finalizou.

Homenagem

A Conferência do PCdoB RS foi nomeada "José Ouriques Freitas", em homenagem ao dirigente comunista gaúcho falecido no dia 2 de março deste ano.

Foram eleitos 63 dirigentes para o Comitê Estadual e 40 delegados para a plenária final do 13º Congresso que ocorre nos dias 14, 15 e 16 de novembro em São Paulo.