Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

15/04/2013

PCdoB avalia Prefeitura de POA: 100 dias de promessas frustradas

A Direção Municipal do PCdoB de Porto Alegre (RS), em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), fez uma avaliação dos 100 primeiros dias do governo do prefeito José Fortunati (PDT). A deputada Manuela d´Ávila (PCdoB) que concorreu nas eleições municipais com Fortunatti, avalia que os 100 primeiros dias do seu segundo governo têm a marca da frustração, rápida, de suas promessas de campanha.

 

"O resultado dessa fórmula, em 100 dias, é uma deterioração das condições de vida da população", diz nota do PCdoB.

Em nota divulgada pelo PCdoB municipal, os comunistas, que representam a principal força oposicionista na cidade, diz que "na montagem da administração a promessa inovação foi substituída por uma tradicional troca clientelista de cargos". E que Fortunati, “na busca pela sua reeleição, procurou "vender" aos eleitores uma cidade perfeita” e que “Porto Alegre caminhava a "passos largos" para a resolução dos seus problemas”.

“O resultado dessa fórmula, em 100 dias, é o que estamos vivendo todos os dias em Porto Alegre: uma deterioração das condições de vida da população, numa cidade que já foi referencia nacional em viver bem”, alerta a nota, destacando que “o povo escolheu colocar o PCdoB na condição de oposição nas últimas eleições. Esse é o papel que vamos então desempenhar. Nunca negaremos apoio a nenhuma medida positiva para a cidade, mas não vamos deixar de assinalar os problemas que afligem nossa população”.

Em sua fala, Manuela, que esteve acompanhada do presidente estadual do Partido, deputado estadual Raul Carrion e da vereadora Jussara Cony , disse que “a raiz dos problemas da Prefeitura é insistir num velho jeito de fazer política: privilegiar interesses partidários em detrimento da competência técnica na hora de estruturar sua equipe, e apostar na propaganda e em obras de véspera de eleição”.

Para ao PCdoB, “o Prefeito não pode alegar que teve pouco tempo. Na verdade, o seu governo é a continuidade de uma gestão que está aí há muito tempo, sendo ele o comandante do paço municipal desde 2010. Os ditos 100 dias do governo Fortunati são parte de um projeto que não é novo e que governa Porto Alegre há oito anos, tendo nos últimos três anos Fortunati à frente do paço municipal”.

A nota do PCdoB faz uma avaliação do que foi prometido na campanha eleitoral por Fortunati e o que de fato tem hoje a população de Porto Alegre: “Ao invés da melhoria do Transporte, Porto Alegre assistiu a um aumento ilegal e abusivo das passagens (em 2012 – ano da eleição o prefeito concedeu aumento de 5,56% e neste ano 7,02%)”. (...) “O Prefeito prometeu uma cidade vigiada “24 horas por dia” pelo seu centro de comando, mas o que vivemos é uma cidade a cada dia mais insegura e violenta”.

A nota lembra ainda que “Fortunati falou na campanha no aumento de leitos, de equipes de saúde da família, na modernização do atendimento a saúde. E a realidade é o surto de dengue, a superlotação das emergências, a falta de leitos, e a persistência das longas filas nos postos, resultado de um método de gestão arcaico”.

E diz ainda que “o Prefeito pediu votos falando de sua experiência para tocar obras e a cidade assistiu, estarrecida, o rompimento do Conduto Álvaro Chaves, um exemplo de descuido e mau uso do dinheiro público. E, para completar, foi preciso uma repreensão pública da Presidenta Dilma para que a Prefeitura se mobilizasse para tratar da questão do Metrô, cujos recursos estão assegurados pelo governo federal”.