Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

18/03/2013

Emoção em noite de homenagem ao comunista José Freitas

O Comitê Estadual do PCdoB-RS prestou, na última segunda-feira (18), uma justa homenagem ao camarada José Ouriques Freitas, falecido no início de março, aos 70 anos, de câncer. 

 

"O PCdoB de hoje seria inimaginável sem homens como ele."

 Militante das fileiras partidárias durante mais de quatro décadas, ele agora emprestará seu nome ao auditório da sede do Partido, onde ocorreu uma cerimônia de descerramento de uma placa em sua homenagem. Um espaço, como destacou o presidente estadual do PCdoB, Raul Carrion, que será dedicado ao estudo e reflexão, práticas que caracterizaram a vida de Freitas.

A emoção tomou conta dos militantes e amigos que lotaram o auditório. Carrion destacou que Freitas deixou, em seus 50 anos de luta, um exemplo e um legado difíceis de substituir. “O PCdoB de hoje seria inimaginável sem homens como ele, que dedicou sua vida às causas do povo, sem temer qualquer dificuldade ou sacrifício”, declarou o presidente estadual da sigla. "O Freitas sempre foi um companheiro dedicado a aprender. Ele me chamava para ser do PCdoB e eu o convidava para o PT. Nós eramos comunistas" , destacou o ex-governador Olívio Dutra. O prefeito Fortunati lembrou que Freitas foi um militante que nunca deixou de lado seus ideais.

Como destacou a deputada Manuela D´Ávila, "quantos dedicam sua vida à construção das causas transformadoras da sociedade? De um novo ser humano? Freitas fez isso." Pedro Machado, companheiro que filiou Freitas ao PCdoB, fala da atitude do Freitas em levar a mensagem do partido a todos os lugares. Tatiana, sobrinha do Freitas, falou em nome da família. “A família dele também era o Partido e a luta dele, vendo vocês aqui aqui, faz sentido”. Bastante emocionada, a vereadora Jussara Cony relembrou algumas passagens da militância ao lado de Freitas, como no movimento contra a carestia, no final da década de 1970. "Freitas foi um lançador de sementes. Sua história de militância vai continuar nos fazendo lembrar que ser revolucionário é olhar a vida com ternura".

A atividade também contou com a presença do vereador Joao Derly, da secretária de Turismo do RS, Abgail Pereira, do chefe de gabinete do governador Tarso Genro, Ricardo Zamora, do representante da CUT, Claudir Nespolo, do presidente da CTB, Guiomar Vidor, além de militantes, familiares e amigos do Freitas vindos de várias cidades do estado.

Como bradou o auditório lotado, “Freitas vive!”