Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

12/03/2013

Assembleia gaúcha homenageia Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias

No período do Grande Expediente da sessão plenária dessa terça-feira (12), o deputado Raul Carrion (PCdoB) homenageou os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, cidade que abriga o segundo maior polo metal-mecânico do Brasil.

 

Raul Carrion homenageia o sindicato dos metalúrgicos.

 Carrion destacou a trajetória da entidade, que se funde com a história social, política e econômica do Rio Grande do Sul e “com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras deste país”. É o maior sindicato operário do estado, com mais de 50 mil pessoas em sua base.

Em seu pronunciamento, Carrion lembrou que a luta dos metalúrgicos de Caxias nasceu com o surgimento das primeiras indústrias metalúrgicas da Serra Gaúcha e antes mesmo da criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que completa 70 anos em 2013.

Carrion caracterizou a entidade pela sua sintonia com outros sindicatos ao longo das oito décadas, estando presente nos principais momentos de luta dos trabalhadores da América Latina. Durante a ditadura militar, lideranças dos metalúrgicos caxienses foram presas e um general assumiu como interventor. “Apesar de toda repressão e limitações, a luta nunca parou.”

No final da década 70, o sindicato se engajou na campanha Diretas Já e, na Constituição de 1988, os trabalhadores conquistam a jornada de 44 horas semanais, uma das principais reivindicações dos operários.

Conforme Carrion, já no século XXI, a luta sindical continua, contra o fim da CLT e pela liberdade sindical e participação nos resultados, impedindo a instalação de câmeras nos vestiários e conquistando a licença maternidade 180 dias em diversas empresas, além de ganhos percentuais significativos nos dissídios e ampliação do aviso prévio. Outras reivindicações ainda estão na pauta, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Paralelo a isso, Carrion revela que o fortalecimento do sindicato também é prioridade. Atualmente, a entidade possui 18 mil sócios.

O parlamentar salientou que lideranças do sindicato ocuparam cargos públicos por diversas vezes, mostrando a força política da entidade. Em 2002, foi eleito para presidência do sindicato Assis Melo, operário da Marcopolo. Após passar pela vereança de Caxias, em 2010, Melo foi eleito deputado federal pelo PCdoB, com quase 50 mil votos e reeleito presidente do sindicato em 2011.

Presenças

Prestigiaram o Grande Expediente a secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira; o deputado federal Assis Melo (PCdoB/RS); presidente licenciado do sindicato homenageado; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul em exercício, Leandro Clodoveu Velho; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Maria Helena Mallmann; e o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil do Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor.

Apartes

Manifestaram-se, em apartes, os deputados Nelsinho Metalúrgico (PT), Miki Breier (PSB), Vinicius Ribeiro (PDT) e Maria Helena Sartori (PMDB).