Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

25/09/2012
Carrion participa de Seminário sobre Fórum Social Mundial Palestina Livre
Fórum foi lançado, em Porto Alegre, com entrevista coletiva  de embaixador palestino e governador Tarso Genro.
 

Carrion representou assembleia em evento

DO líder do PCdoB na Assembleia, deputado Raul Carrion, participou nesta segunda-feira (24) de seminário e entrevista coletiva que lançou o Fórum Social Mundial Palestina Livre. Carrion é autor da Lei 13.725, que criou no Rio Grande do Sul, a Lei Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino.


A Capital gaúcha vai sediar o Fórum entre 28 de novembro e 1º de dezembro. O lançamento ocorreu no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul. A parlamentar Haneen Zoabi, primeira mulher palestina de um Partido Árabe a ocupar um assento no parlamento israelense, denuncia o que chama de “vistas grossas” da comunidade internacional sobre as violações de direitos humanos cometidas por Israel contra o povo palestino.

Ela reiterou que os acordos comerciais feitos entre Israel e inúmeros países, como o Brasil, fazem com que o apoio de nações importantes pela luta da autoderminação palestina seja apenas da “boca para fora”. “Os acordos afetam a relação entre o Brasil e o povo palestino. E encobrem os crimes de Israel contra os palestinos. Não existe pressão internacional contra Israel”, disparou Haneen, que denunciou a militarização por parte de Israel.


Carrion reiterou a necessidade de realizar debater sobre o tema e elogiou a iniciativa do evento que dá cobertura às ‘justas demandas do povo palestino’.  “Somos solidários à criação do Estado Palestino, à negociação, à paz na região”, disse o parlamentar.

O governador Tarso Genro, que participou do ato, não acredita que as relações comerciais entre Brasil e Israel enfraqueçam a posição brasileira firmada em tratados internacionais a respeito do reconhecimento do estado palestino. “O Brasil tem que compartilhar da ordem mundial até para que tenha influência sobre ela. Quanto à questão Palestina, o Brasil reconhece os dois Estados (palestino e israelense)”, disse Tarso.