Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

29/09/2012
Deputados homenageiam Sindicato dos Jornalistas pelos 70 anos
História e bandeiras da entidade foram destacadas em sessão durante Grande Expediente.
 

foto marcelo bertani/alers

O Grande Expediente Especial do dia 18 celebrou os 70 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. “Minha satisfação é redobrada neste dia, pois a minha militância na política teve início no Sindicato dos Metalúrgicos, por isso, é uma alegria poder destacar a caminhada sindical dos jornalistas gaúchos”, enfatizou o deputado Valdeci Oliveira (PT), proponente da homenagem.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS nasceu oficialmente em 23 de setembro de 1942. “Se hoje desfrutamos de uma sociedade democrática e de uma imprensa livre é porque lá atrás entidades como o Sindicato dos Jornalistas não se renderam ao autoritarismo.”

Em 1964, o Sindicato sofreu uma intervenção militar a mando da ditadura que se instaurava. Ao contrário de outras entidades, o sindicato não aceitou que o seu presidente fosse indicado pelo regime, como era de praxe na época. Em plena ditadura, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado era escolhido no voto. “O sindicato se constituiu numa resistente trincheira contra a censura e a favor da liberdade de imprensa e a liberdade de expressão”, disse Valdeci. O deputado também registrou o engajamento do sindicato na luta pela anistia e pelos direitos humanos.

Carrion salientou que a entidade que hoje conta com cerca de 7 mil associados e seis delegacias regionais teve importante papel na defesa dos direitos humanos e na redemocratização do País. "Estamos falando de uma entidade que surgiu para representar a categoria, os jornalistas profissionais, mas que, muito mais do que isso, se transformou numa das principais instituições do Rio Grande do Sul, sempre presente em todas as grandes questões econômicas, sociais e políticas do Estado e do País. Lembramos também que lutou fortemente na redemocratização do País, na defesa dos direitos humanos, na defesa das minorias contra todo e qualquer tipo de discriminação", disse Carrion em seu aparte.

"Não poderia deixar de tratar também do ataque que os jornalistas de todo o Brasil, a democracia e a liberdade de imprensa sofreram com a decisão lamentável do STF, tornando desnecessário o diploma de jornalista para o exercício da profissão. Felizmente, o nosso Senado já aprovou, em 7 de agosto, a PEC nº 3.308, relatada pelo nosso camarada senador Inácio Arruda. Até o final do ano, a matéria deverá ser votada na Câmara". afirmou o parlamentar.

PEC do Diploma
A PEC 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares e relatoria do senador Inácio Arruda, e a PEC 386/2009, de autoria do deputado Paulo Pimenta e relatoria do deputado Maurício Rands, retomam a exigência do diploma de jornalista derrubada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. 

A PEC foi aprovada em agosto último no Senado - 60 senadores votaram a favor e quatro foram contrários. Um movimento que reúne a Fenaj e Sindicatos da categoria busca a aprovação definitiva da matéria até o final de 2012. Na Câmara, o tema tramita na Comissão de Constituição e Justiça. Além da PEC, tramita na Câmara projeto do deputado André Moura (PSB/SE), que prevê o estabelecimento de um piso salarial nacional para os jornalistas.

Medalhas
Receberam a Medalha da 53ª Legislatura ex-presidentes do Sindicato: Lucídio Castelo Branco, João Borges de Souza, Antônio Manoel de Oliveira, Vera Maria Spolidoro, Celso Augusto Schröder, Jorge Luiz Correa da Silva e José Carlos Torves (representado por Léo Nuñez). Lauro Hagemann não pode comparecer à homenagem por motivos de saúde. O atual presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes, recebeu uma placa comemorativa aos 70 anos do Sindicato.

Presenças
Prestigiaram o Grande Expediente a jornalista Vera Spolidoro,  secretária de Comunicação (representando o governador Tarso Genro), o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Nunes, o presidente da Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI), Batista Filho e os ex-presidentes do Sindicato dos Jornalistas do RS: Lucídio Castelo Branco, João Borges de Souza, Antônio Manoel de Oliveira (diretor de jornalismo da TVE e FM Cultura) e Jorge Luiz Correa da Silva.

Também acompanharam as homenagens representantes da Casa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Turismo, Sindirádio, Sindilojas, Iargs, Ajuris, Federasul, CUT/RS, Arfoc, Fecosul, OAB/Rs e da Assessoria de Imprensa do Ministério Público.

Com informações
Agência ALERS