Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

16/12/2011
Raul Carrion descerra placa em homenagem ao radialista Homero Carlos Simon
Na tarde desta quinta-feira (15), na Assembléia Legislativa, foi descerrada uma placa em homenagem ao engenheiro e radialista Homero Carlos Simon, que foi responsável pela instalação da Rede Radiofônica da Legalidade no Palácio Piratini em 1961. Conhecido como Espaço de Inclusão Digital – AL.com,  o local fica no hall da principal entrada do Palácio Farroupilha, e concede acesso público à internet para a população.
 

A placa localiza-se na entrada principal da Assembléia/RS


A iniciativa foi uma proposição do deputado Raul Carrion (PC do B), que justificou que a homenagem se presta, por Simon ter sido um dos principais personagens do Movimento da Legalidade. “ Homero era um grande técnico que além de ser técnico, tinha muita sensibilidade social e política. O Movimento da Legalidade não teria a força e a potência que teve se não fosse o trabalho dele. Era um homem de visão”, afirma.

O presidente da Assembléia    Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), elogiou a idéia de Carrion, afirmando ser uma das iniciativas mais acertadas que os integrantes do Parlamento poderiam fazer. “Doutor Homero era um professor competente, que possuía um diferencial raro naquela época, era um mestre que interagia e dialogava diretamente com os estudantes. Era um dos maiores expoentes da área de engenharia e tecnologia da comunicação, em um momento em que a comunicação dependia muito da capacidade dos indivíduos preparados como ele”, declarou.

O radialista e ex-deputado Lauro Hagemann, que foi o locutor da Rede da Legalidade, prestigiou a solenidade. O ex-colega de Simon durante o movimento liderado por Leonel Brizola lembrou do seu papel no fato histórico, que de acordo com Hagemann, aconteceu graças a Simon. “Essa é uma homenagem muito justa. Homero Carlos Simon foi uma figura exponencial da técnica radiofônica gaúcha e me atrevo a dizer que foi ele quem construiu a cadeia da Legalidade”, recordou.

Também participaram da cerimônia os deputados Valdeci Oliveira (PT), Gilmar Sossella (PDT) e Ernani Polo (PP), além do presidente da Associação Rio Grandense de Imprensa, Batista Filho, e o jornalista e coordenador do cinquentenário da Legalidade na ALRS, Carlos Bastos.

 
Com Agência AL/RS