Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

23/08/2011
Quatro estados do Codesul debatem a Ferrosul
As frentes nacional e gaúcha de apoio a Ferrosul realizam conjuntamente o Seminário Desenvolvimento e Ferrovias: diagnóstico e estratégias das Ferrovias no Sul do País, na próxima sexta-feira (26) a partir das 8h30min, no Plenário da Assembleia Legislativa gaúcha. A atividade faz parte do projeto Grandes Debates Assembleia.
 

Deputados durante instalação da Frente

O encontro irá reunir os quatro estados do Codesul - Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina - para analisar a ferrovia Norte-Sul, a Ferrosul e o cumprimento de contratos por parte da ALL. A Ferrosul é uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas nesses quatro estados. A Ferrosul resultaria em trilhos de trem cortando 238 municípios gaúchos.

Instalada em 15 de junho,  a Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio à Ferrosul e Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário, iniciativa do líder do PCdoB, deputado Raul Carrion,  já realizou duas audiências públicas – em Passo Fundo e em Santa Cruz do Sul.

Segundo Carrion, cerca de 80% das cargas no Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera um alto custo logístico e, em consequência, perda na competitividade com os demais estados. Ele também lembrou que dos 28 mil quilômetros de ferrovias privatizadas no RS, 16 mil foram desativadas pelas concessionárias, aumentando ainda mais os prejuízos.

Frentes unem-se pelas ferrovias
Planejada para interligar os Estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) _ Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além da região Oeste brasileira, o Paraguai e a Argentina – a Ferrosul representaria a possibilidade de viabilizar o transporte do porto de Rio Grande para o norte do país, com custos mais reduzidos, entre outras vantagens.

A Assembleia gaúcha aprovou em outubro do ano passado, projeto que que autorizava a participação acionária do Rio Grande do Sul na Ferrosul. Lei semelhante foi aprovada pelas Assembleias do Paraná e de Santa Catarina

O ex-presidente da Ferroeste e coordenador do movimento de apoio a Ferrosul, Samuel Gomes, disse que a macrorregião do Codesul contará com uma moderna empresa pública de planejamento, construção e operação de ferrovias e sistemas logísticos. "Vai enfrentar e vencer a barreira que os altos custos logísticos representam para o desenvolvimento econômico e social da integralidade do seu território, especialmente das regiões mais distantes dos portos", afirma.

Audiências públicas
Passo Fundo
A primeira audiência pública da Frente gaúcha ocorreu em Passo Fundo, em 22 de junho. O debate contou com a presença de lideranças políticas de Passo Fundo, Erechim e Carazinho, do promotor, Marcelo Petry e do ex-presidente da Ferroeste e atual coordenador do movimento de apoio a Ferrosul, Samuel Gomes.

Durante audiência, Carrion  afirmou que a Frente Parlamentar composta por 49 deputados contribuirá para que os entraves políticos sejam superados.

Outro fator questionado pelo parlamentar gaúcho foi a situação das ferrovias de concessão da ALL. “As concessões destinadas a essa empresa estão sendo descumpridas e nada se faz. Inúmeros ramais foram desativados e a empresa não tem compromisso com a ampliação no Estado”, questionou Carrion.

O ex-presidente da Ferroeste disse que o monopólio privado, como o existente hoje, não permitirá o desenvolvimento. O modelo mais adequado na opinião dele seria a operação gerenciada pelo Estado.


Santa Cruz do Sul
A inclusão de cidades dos Vales do Rio Pardo e do Taquari e da Região Centro Serra no traçado da Ferrosul foi o centro do debate em 5 de agosto, em Santa Cruz do Sul, durante encontro da Frente Parlamentar de Apoio à Ferrosul. A reunião contou com a participação dos deputados Marcelo Mores (PTB), Edson Brum (PMDB) e Raul Carrion (PCdoB) e do federal Sérgio Moraes (PTB), além da prefeitos, secretários e autoridades.

A iniciativa teve o objetivo de reforçar a mobilização em defesa da inclusão das regiões no traçado da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Caso a solicitação do grupo seja aceita, a obra beneficiará os portos de Estrela e de Rio Pardo e se estenderá até a cidade de Rio Grande.