Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

16/08/2011
Embaixadores de países asiáticos, Nova Zelândia e de Barbados visitam o Parlamento
Diplomatas foram recebidos pelo deputado Raul Carrion.
 

Embaixadores receberam presentes sobre capital

O deputado Raul Carrion (PCdoB) recebeu, nesta sexta-feira (12), em nome do presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde (PT), os embaixadores da Tailândia, Chakarin Chayabongse; Barbados, Yvette Goddard; Indonésia, Sudaryomo Hartosudarmo; Myanmar, Htein Hin; Índia, Bellur Shamarao Prakash; Malásia, Sudha Devi K.R. Vasudevan; Nova Zelândia, Mark Julian Trainor; e Filipinas, Eva G. Betita. A visita teve o propósito de estreitar as relações comerciais, econômicas e culturais entre o Rio Grande do Sul e os países representados pelos diplomatas.

Carrion apresentou o funcionamento do Parlamento gaúcho para os chanceleres, relatou algumas especificidades, como a quantidade de partidos e de deputados, além de externar o sentimento de gratidão em nome de todos os parlamentares por conta da vinda dos embaixadores até a Casa Legislativa.

Os representantes do sudeste asiático expuseram a opinião de que o Brasil ainda não conhece de forma mais aprofundada as potencialidades da região. O embaixador da Indonésia falou sobre dados do país e detalhou algumas características multiculturais de seu povo. Já o embaixador da Índia elogiou o sistema de votação por urnas eletrônicas utilizado no Brasil e também a democracia brasileira.

Algumas questões foram levantadas pelo embaixador da Nova Zelândia. Ele demonstrou interesse por temas como o Novo Código Florestal e sobre a política de compra de terras por estrangeiros aqui no país.

Carrion contou ao grupo que há alguns meses esteve no Vietnã e afirmou ter tido uma impressão muito positiva da localidade. “Temos muito potencial de estreitar as relações. O Rio Grande, por suas características, já possui um grande potencial no que tange as relações internacionais, portanto só temos a ganhar com essa aproximação”, afirmou.

A estadia dos diplomatas no RS faz parte de uma iniciativa do governo do Estado, que os convidou para conhecer o estado de 10 a 14 de agosto. O grupo já esteve alguns municípios da Serra e algumas conheceu empresas.