Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

08/08/2011
Carrion prestigia Semana Estadualda Capoeira
O deputado Raul Carrion participou neste sábado (06) da abertura da 1ª Semana Estadual de Capoeira, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre pela Federação Riograndense de Capoeira.
 

Carrion defendeu regulamentação da profissão

O evento teve uma Sessão Especial pela passagem do dia do Capeirista  e um ato pela regulamentação da profissão de Mestre de Capoeira e a Inserção da Capoeira na Escola através da Lei 10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial.

Em sua fala, Carrion discorreu sobre a importância da capoeira como herança cultural e prática esportiva. Relatou sua experiência como praticante da capoeira na década de 1960, e o que o motivou a propor duas leis que criaram as Semanas Municipais e Estaduais da Capoeira.

"A prática da capoeira, que é uma fusão de três artes: música, poesia e coreografia, traduz o senso de realização coletiva, que se constitui na própria essência da arte, ou seja, sua prática nasceu não como um divertimento, mas como necessidade de proteção do povo escravizado. E este é um dos fatores a que se deve a força viva da arte popular: o caráter funcional da arte, esse aspecto de necessidade imperiosa que tem toda a arte que o povo cultua", disse Carrion.

O parlamentar defendeu a regulação da profissão de capoeiristas, hoje uma das maiores bandeiras de seus praticantes.