Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

03/08/2011
Escolhidos os vencedores do Prêmio Lila Ripoll de poesia
Comissão julgadora selecionou os 13 textos na sexta-feira.
 

Comissão selecionou os 13 textos vencedores

A Comissão Julgadora do Prêmio Lila Ripoll, destinado a autores de poesias dedicadas às causas sociais e aos direitos das mulheres, já selecionou os 13 textos vencedores do concurso promovido pela Assembleia Legislativa. Eles irão compor uma coletânea que será lançada e distribuída gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre. Além disto, os três primeiros colocados serão agraciados com medalha e diploma, e os autores dos dez poemas subsequentes receberão uma menção honrosa, em cerimônia marcada para o dia 18 de agosto, às 19h, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara.
 
O primeiro lugar ficou com César Pereira, autor de “Palavra”. O segundo colocado foi Mariza Baur, pela poesia “No Tempo Azul das Madressilvas”. Em terceiro lugar, ficou Carlos Theobaldo, com “Face a Face”. Os vencedores que receberão menção honrosa são: Mariza Baur, também segunda colocada, por outros dois textos; Márcio Dison da Silva e Ricardo José de Souza Almeida, ambos com duas poesias escolhidas pelos jurados; Paulo Cezar de Oliveira Tórtora; Thiago Oliveira de Carvalho; Armando Wartha e Alberto Linhares Fontes.
 
Nesta edição, 137 poetas inscreveram 325 obras. Eles foram avaliadas por uma comissão formada por Luiz Carlos Goulart de Miranda, autor de extensa obra poética; Haydée Hostin Lima, poeta e professora; Santa Inéze Domingues da Rosa Neiva Soares, professora de Literatura; José Antônio Simch da Silva, jornalista, escritor, ensaísta e poeta; e Lúcia Regina Lucas da Rosa, também professora de Literatura.
 
Criado em 2004, pela então deputada Jussara Cony (PCdoB), a distinção foi retomada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB). O objetivo é estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e divulgar a obra da artista Lila Ripoll, que viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como Correio do Povo e A Tribuna Gaúcha.

Com informações da Ag. ALERS