Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

05/07/2011
Eleição Porto Alegre: Unidade é chave para conquistas
O lançamento da Conferência do PCdoB Porto Alegre reuniu lideranças importantes da política local unidos pela mesma preocupação: construir um novo programa que tire Porto Alegre da letargia em que se encontra. Como destacou a deputada Manuela D’Ávila em sua intervenção, “é hora de devolver Porto Alegre ao Rio Grande do Sul, ao Brasil e ao mundo”.
 

conferência comunista lotou o auditório da Faculdade de Direito da UFRGS

 O encontro “Novas ideias para organizar a Porto Alegre que queremos”, ocorrido na noite desta segunda-feira (4), reforçou a decisão do PCdoB de apresentar a deputada Manuela D’Ávila como pré-candidata à prefeitura da capital. Como lembrou o presidente nacional do PCdoB, o primeiro passo é discutir a cidade de Porto Alegre, para que tenhamos um projeto comum, sobretudo levando em conta os três partidos: PCdoB, PT e PSB. E com base em um projeto comum, precisamos considerar uma candidatura viável. Uma candidatura que possa representá-lo e que tenha viabilidade eleitoral.

A conferência comunista, que lotou as dependências do auditório da Faculdade de Direito da UFRGS, tambpem contou com a presença de diversos militantes do Partido dos Trabalhadores (PT). Representando o governador Tarso Genro, compareceu o secretário de Planejamento e Gestão, João Motta. Também estiveram presentes, os presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde; a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon; e o vereador e presidente municipal do PT, Adeli Sell – que já anunciou em oportunidades anteriores sua própria disposição em concorrer à prefeitura. O PSB foi representado pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

Em seu discurso, a deputada federal demonstrou a importância de manter unida a aliança que reconquistou o Piratini. “Depois de um ciclo de quatro derrotas consecutivas, conseguimos reconstruir a aliança em 2010. Agora, precisamos manter essa mesma união de forças em 2012″, conclamou, em meio a aplausos. Criticando a gestão atual por ter “abandonado a cidade e sua população”, Manuela frisou repetidas vezes que, juntos, os partidos da coligação poderiam mudar essa situação. “O maior desafio que temos hoje é discutir a nossa unidade. Quando estamos juntos somos mais fortes, promovemos mudanças”, afirmou Beto Albuquerque.

A mesma linha foi adotada pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. “Manter esse núcleo é fundamental. Essa unidade é fundamental para que possamos alcançar a vitõria. Se nós a alcançamos no RS, nós vamos com certeza conseguir também no âmbito da cidade de Porto Alegre”.


Discursos de petistas que ocuparam em seguida a tribuna, como João Motta e Adão Villaverde, mantiveram o mesmo tom, reforçando o interesse mútuo em manter a coligação vitoriosa no pleito estadual. O presidente da AL lembrou o papel decisivo do PSB e PCdoB para formar a frente que uniu a esquerda e governa hoje o estado. ”Em 2013, o Paço Municipal a nós pertence, e juntos, eu tenho certeza, nós chegáramos lá”, declarou o presidente do PT da capital, Adeli Sell.

Ato de filiação

O seminário foi encerrado com um grande ato de filiação de novos camaradas oriundos de diversos segmentos de Porto Alegre. Um deles foi Luis Amaro Prestes de Oliveira, conhecido como “Gauchinho de Deus”, e que se apresenta ao PCdoB como uma alternativa forte, com coragem e determinação para somar e crescer junto com todos os companheiros do partido.