Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

31/05/2011
Prorrogado até 15 de junho o prazo de inscrições para o Prêmio Lila Ripoll 
Poesias selecionadas vão compor coletânea que será distribuída na Feira do Livro

Autores de poesias dedicadas às causas sociais e aos direitos das mulheres podem concorrer ao Prêmio Lila Ripoll, promovido pela Assembleia Legislativa. O prazo de inscrições foi prorrogado até 15 de junho. O regulamento completo pode ser acessado no portal da Divisão de Prêmios (www.al.rs.gov.br/premios).

Uma comissão de representantes de entidades ligadas à cultura vai selecionar as treze melhores poesias para compor uma coletânea que será lançada e distribuída gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre. Além disso, os três primeiros colocados serão agraciados com medalha e diploma, e os dez subseqüentes vão receber menção honrosa. O resultado será divulgado no dia 1º de agosto, nos portais da Assembleia e da Divisão de Prêmios. A entrega das distinções está programada para o dia 18 de agosto.

Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), lhe rendeu o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.