Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

20/05/2011
Terreno da extinta RFFSA é doado ao município de Porto Alegre
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, assinou na tarde desta sexta-feira, 20, portaria autorizando a doação do terreno da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) ao município.
 

Carrion acompanhou assinatura

A área de 32 mil metros quadrados abriga a Vila dos Ferroviários. O ato ocorreu no Paço Municipal, com a presença do prefeito José Fortunati, deputados, vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade.

Fortunati falou da luta da comunidade para legalizar a área. “Agora, com esse documento, poderemos trabalhar pela regularização fundiária, que vai proporcionar infraestrutura e qualidade de vida para a comunidade”, afirmou o prefeito. Para a ministra, o ato é o início de uma nova etapa. “Fico feliz em participar desta mudança na vida da comunidade”, declarou Miriam.

O presidente da Coooperativa Habitacional Diretor Pestana, Jair Moraes, que representa os moradores do local, convidou o prefeito e a ministra para visitar a comunidade. “Vocês serão muito bem recebidos e estamos agradecidos pelo resultado da nossa luta”, disse o líder comunitário.

O terreno, localizado na Avenida Dona Teodora, esquina com a Avenida Ernesto Neugebauer, Bairro Humaitá, tem cerca de 200 unidades habitacionais reunidas na chamada Vila dos Ferroviários. A área doada vai abrigar as famílias que já residem no local e cerca de 150 novas famílias descendentes dos moradores.

Comissão de Habitação

Em 2007, ao assumir a Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária, Carrion iniciou o trabalho para regularizar as áreas da extinta RFFSA, ocupada por famílias de baixa renda em vários municípios gaúchos. Entre elas, os da Vila KM 3, em Santa Maria, e da Vila dos Ferroviários Dona Teodora, em Porto Alegre. O trabalho prosseguiu em 2008, durante os trabalhos da Subcomissão de Habitação Popular. Foram tratadas as ocupações em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Montenegro, Rio Grande, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Bárbara do Sul, Gaurama, Cerro Largo, Cruz Alta, Passo Fundo, Erechim, São Borja, Candiota, Santo Ângelo e São Gabriel.

Entre as ações efetivadas pela Comissão Especial, ocorreu a transferência à SPU das duas primeiras áreas da extinta RFFSA no País, exatamente os casos de Porto Alegre e Santa Maria.