Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

03/05/2011
Comitiva de deputados visita Vietnã em missão oficial
Uma comitiva formada por quatro deputados estaduais: Raul Carrion (PCdoB), Alceu Barbosa Velho (PDT), Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PTB); o coordenador da Bancada do PT, Joao Ferrer; o Presidente do IRGA, Claudio Pereira; o representante do Gabinete do Governador, Federico Fornazieri; e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Vizentini, visitou o Vietnã em missão oficial de 10 dias.
 

Deputados buscaram parcerias no Sudeste Asiático

O principal objetivo da viagem foi contribuir para um maior conhecimento mútuo e uma maior aproximação entre os povos, além de estabelecer parcerias nas áreas da agricultura, pesquisa e comercial.

Nos primeiros dias da viagem, o grupo teve encontro com a Comissão de Economia da Assembleia Nacional do Vietnã, com o embaixador do Brasil naquele país, Mendonça Lima, e com a Comissão de Legislação da Assembleia Nacional, com a presença de diversos deputados vietnamitas. O grupo conversou sobre as reformas econômicas no Vietnã. O país é hoje a economia que mais cresce no Sudeste Asiatico, com uma media anual de 7,5%. Tem ainda uma das mais baixas taxas de desemprego do mundo.

Nos primeiros dias da viagem, o vice-presidente da União de Organizações de Amizade do Vietnã, e o ex-Embaixador do Vietnã no Brasil,- Nguyen Van Dinh, ofereceram um jantar para a comitiva gaúcha, juntamente com uma delegação de empresários vietnamitas. Mendonça Lima, grande entusiasta de uma maior aproximação entre o Brasil e o Vietnã, lembrou durante o encontro que o comercio Brasil-Vietnã, em quatro anos, passou de apenas 100 milhões de dólares para 1 bilhão de dólares.

Segunta etapa
Em 25 de abril, o primeiro compromisso da Comitiva foi uma reunião com a Comissão Central de Popularização e Educação, com a participação, entre outras, de Nguyen Thi Phuong Hoa, Vice-Diretora do Departamento de Teoria Política. Ela discorreu sobre a experiência da construção do socialismo no Vietnã e sobre as reformas (“Doi Moi”), realizadas a partir de 1986, quando o modelo copiado da então URSS – centralizador e burocrático, altamente estatizante e subsidiado -, foi substituido por uma economia de mercado de orientação socialista.

A comitiva realizou visitas à Academia de Ciências da Agricultura, criada em 1952, que congrega 17 Institutos e Centros de Tecnologia, em todo o Vietnã, e possui 2.654 funcionários, dedicando-se ao desenvolvimento de novas sementes, de novas tecnologias para a agricultura e a formação de recursos humanos nas áreas de Engenharia Agronômica e Veterinária. A Academia mantém intercâmbios com mais de 30 países.

O Presidente do IRGA, Claudio Pereira, aproveitou a visita para propor um convênio de cooperação técnica, na área do arroz, entre as duas instituições, prevendo inclusive o intercâmbio de recursos humanos.

Da mesma forma, foi aventada a possibilidade de um convênio similar com a UERGS e outros Centros de Investigacao e Pesquisa Agrícola no Rio Grande do Sul e no Brasil. “Ficou evidente a pequena mecanização da agricultura do Vietnã, o que abre um enorme espaço para a indústria gaúcha e brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas", afirma Carrion.

Viagem
Em 26 de abril, a comitiva viajou à cidade de Ho Chi Minh. No local, conheceu o Parque de Alta Tecnologia de Quang Trung (“Quang Trung Software City - QTSC”), onde, em uma área de 43 hectares, estão instaladas 43 empresas estrangeiras – europeias, norte-americanas, japonesas e de outros países de Ásia – e 53 empresas vietnamitas, dedicadas a Programação Computacional (software), empregando 4,8 mil engenheiros (entre os quais cerca de 200 estrangeiros) e 23 mil trabalhadores qualificados.

Os deputados foram recebidos pelo vice-diretor, Lam Long, que também é o presidente da União Regional de Parques de Programação Computacional da Ásia e da Oceania. Criado há 10 anos pelo Governo da cidade de Ho Chi Minh, o referido Parque tem a mais completa infraestrutura e, além das empresas instaladas, conta com modernos Centros de Pesquisa e formação de Recursos Humanos. Long manifestou o interesse e a disposição do QTSC e do conjunto dos Parques Tecnológicos do Sudeste Asiático em abrir um processo de cooperação com o Brasil, nessa área.

O vice-Diretor do Departamento de Planejamento e Investimentos de Ho Chi Minh, Lai Tuan Vuong, palestrou ao grupo sobre a nova visão de planejamento do Governo do Vietnã, que combina uma pujante economia de mercado, onde convivem a propriedade estatal (nos setores estratégicos), a propriedade coletiva, a propriedade privada estrangeira, a propriedade privada capitalista e a propriedade familiar. Da mesma forma, foram examinadas as prioridades econômicas da cidade, as zonas especiais de exportação, a desburocratização dos investimentos, a formação de recursos humanos, a política tributária e outros elementos importantes de planejamento, que têm garantido um crescimento anual médio de 11,5% de Ho Chi Minh.

Durante visita à Universidade Nacional do Vietnã, em Ho Chi Minh, ficou formalizado o interesse da referida universidade de estabelecer convênios de cooperação com a UFRGS, representada pelo professor Paulo Vizentini, e com a UERGS. Houve visitas à Zona de Processamento de Exportações de Tan Thuan, ao sul de Ho Chi Minh, uma área de 400 hectares, com 143 empresas e 60 mil trabalhadores, totalizando investimentos da ordem de 1,2 bilhões de dólares e sendo responsável por exportações anuais de 3 bilhões de dólares.

A comitiva desembarcou nesta segunda-feira à noite em Porto Alegre.