Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

21/03/2011
Embaixador do Vietnã visita Estado
O Embaixador da República Socialista do Vietnã no Brasil, Duong Nguye Tuong, esteve no Rio Grande do Sul para uma série de atividades.
 

Embaixador conheceu estação do Irga

Tuong visitou junto com o deputado Raul Carrion (PCdoB) a Estação Experimental do IRGA (Instituto Rio-Grandense do Arroz), em Cachoeirinha. No local, o embaixador teve audiência com o Presidente do IRGA (Instituto Riograndense do Arroz), Cláudio Pereira, e com pesquisadores da Estação.
O embaixador conheceu o campo experimental e os trabalhos desenvolvidos pela pesquisa e extensão da autarquia. O Vietnã é o maior produtor mundial de arroz e a visita teve como objetivo estreitar relações comerciais e científicas.

O presidente do Irga enfatizou o papel do Instituto na orizicultura gaúcha e os trabalhos desenvolvidos pela autarquia, além da importância da entidade para o setor arrozeiro. Pereira destacou que graças ao esforço dos técnicos, produtores e pesquisadores e de toda cadeia produtiva do arroz, o Brasil, assim como o Estado gaúcho são auto-suficientes na produção do cereal.

Tuong visitou a Expodireto, em Não-me-Toque, na quarta-feira (16). Ao meio dia de hoje (17), o embaixador e Carrion participaram de reunião almoço com empresários do setor de máquinas e equipamentos na Fiergs.
Reunião com Tarso Genro

A visita do embaixador ao governador Tarso Genro foi saudada com uma primeira abertura de relações com a Republica do Vietnã, marco da ampliação e diversificação das relações internacionais do Estado.

Comitiva de deputados estaduais
Carrion, que intermediou a visita e acompanhou o embaixador lembrou durante o encontro com Tarso, que o contato com o Vietnã vem desde o final do ano passado, visando um maior entrosamento entre o país e o Estado. "Tivemos em janeiro visitando em caráter privado o Vietnã e, no retorno, passamos a construir uma comitiva de deputados que irá visitar o país, conhecer as reformas econômicas, políticas, a cultura, estabelecer contato com as empresas sejam estatais ou privadas que hoje atuam no Vietnã", ressaltou o deputado. A comitiva da Assembleia deve embarcar no próximo dia 20 de abril.

Lideranças do PCdoB com o Embaixador no jantar de despedida

O embaixador encontrou também o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, o presidente do Tribunal de Jusitça, Leo Lima, o presidente do TRT, Carlos Robinson, e o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto.

O jantar de despedida e confraternização com a direção do PCdoB aconteceu na Churrascaria Roda de Carreta, do CTG 35, e teve a participação do presidente estadual da sigla, Adalberto Frasson, a Deputada Federal Manuela D'Ávila, a Secretaria Estadual de Turismo Abigail Pereira, além de outras lideranças do PCdoB.