Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

15/03/2011
ALRS realizará Grande Expediente Especial em homenagem aos 70 anos da Justiça do Trabalho
Mesa Diretora acolheu proposta na reunião desta terça-feira
 

Foto: Eduardo Quadros / Ag. AL


 A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) acolheu requerimento para realização de um Grande Expediente Especial para lembrar os 70 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada durante a reunião desta terça-feira (15), na Sala da Presidência, conduzida pelo presidente Adão Villaverde (PT). A homenagem foi proposta pelo deputado Raul Carrion (PC do B), e deve se realizar no dia 3 de maio.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), recebeu o requerimento no dia 10, com a presença do deputado requerente e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), desembargador Carlos Alberto Robinson, em audiência no Palácio Farroupilha.
 
Na ocasião, presidente do TRT-RS elogiou a proposta da Casa. “A Justiça do Trabalho resguarda os direitos laborais e media conflitos trabalhistas, sendo uma Instituição integrada à vida nacional, e também um instrumento para o crescimento social e econômico da Nação”, ponderou o presidente do TRT-RS.
 
Surgimento
A Justiça do Trabalho surgiu em virtude das novas relações trabalhistas e de produção que o Brasil passou a vivenciar nas primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento da indústria e do comércio, bem como, advento da Revolução de 1930. A criação ocorreu no dia 1º de maio de 1939, sendo definitivamente instalada em todo território nacional no dia 1º de maio de 1941.

Fonte:  Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul/ALERGS