Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

01/02/2011
Carrion toma posse para segundo Mandato Popular na Assembleia
O deputado Raul Carrion tomou posse nesta segunda-feira (31) durante sessão solene na Assembleia Legislativa gaúcha.
 

Carrion faz juramento durante sessão solene

Na militância política há 47 anos, Carrion é filiado ao PCdoB há 40 anos. Dos 55 empossados, 31 parlamentares formam a base de sustentação do governo Tarso Genro.

Sessão solene
A sessão solene foi aberta com a execução do Hino Nacional e encerrada com o Hino Rio-grandense, interpretados pelo tenor Eduardo Bighelini, acompanhado no teclado por Rodrigo Cattani. Durante a solenidade, os deputados prestaram o compromisso regimental, lido pelo ainda presidente Cherini, conforme consta no artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa: “prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada parlamentar, em pé, ratificou nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. Após o ato de posse, o presidente dos trabalhos declarou instalada a 53ª Legislatura.

Prestigiaram a solenidade autoridades como o governador Tarso Genro, o vice-governador Beto Grill, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Léo Lima, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o procurador-geral de Justiça interino, José Barrôco de Vasconcellos, a defensora pública-geral, Jussara Acosta, o presidente do TCE, conselheiro João Osório, o ex-governador Olívio Dutra, os deputados federais Emília Fernandes (PT) e Vilson Covatti (PP), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Também acompanharam a sessão solene representantes do Poder Judiciário, de entidades classistas e sindicais, secretários de Estado, reitores de universidades, prefeitos, vice-prefeitos, embaixadores e comitivas vindas do interior do Estado.

Perfil
Funcionário concursado do Ministério Público Estadual, professor de História, sindicalista, militante comunitário, Carrion marcou presença na luta pelas reformas de base nos anos 1960. Na mesma década trabalhou na categoria metalúrgica. Foi preso em 1971, submetido às mais bárbaras torturas, mas não fraquejou. Libertado mas perseguido pela repressão, exilou-se no Chile e na Argentina. Com a anistia, voltou a Porto Alegre em 1979. Participou das lutas pelo fim da ditadura, pelas Diretas Já, pela Constituinte livre e soberana. Foi em Canoas, que iniciou importantes lutas por moradia e pelos trabalhadores metalúrgicos e rodoviários.

Reforma Urbana
Carrion tem como uma de suas marcas a luta pela reforma urbana e em defesa do direito à moradia. Como deputado presidiu a Comissão Epecial de Habitação Popular e Regularização e dirigiu a Subcomissão de mesmo nome. Formou o Fórum Permanente de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos e organizou o 1º Seminário Estadual sobre a Função Social da Propriedade do Solo Urbano. Preside a Secretaria Nacional das Cidades da Unale e coordena a Frente Nacional de Deputados Estaduais pela Reforma Urbana.

Mesa Diretora
Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o biênio 2011-2013 é composta pelos seguintes deputados: 1º vice-presidente, José Sperotto (PTB); 2º vice-presidente, Frederico Antunes (PP); 1º secretário, Alexandre Postal (PMDB), 2º secretário, Alceu Barbosa (PDT); 3º secretário, Zilá Breitenbach (PSDB); 4º secretário, Catarina Paladini (PSB). São suplentes os parlamentares Valdeci Oliveira (PT), Luciano Azevedo (PPS), Raul Carrion (PCdoB) e Paulo Borges (DEM).