Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

26/11/2010
Carrion tem aprovadas três emendas no orçamento Estado

O deputado Raul Carrion(PCdoB) teve três emendas aprovadas no orçamento de 2011.Entre elas, apoio e incentivo à Semana Estadual da Capoeira, à Lei de ensino e cultura Afro-brasileira e à revitalização do Ginásio da Brigada Militar.

 

Carrion apresentou 24 emendas
Foto: Agência ALRS

O parlamentar comunista apresentou 24 emendas ao Projeto de Lei 230/2010, que dispõe sobre o orçamento do Estado, as suplementações pedidas chegaram a R$ 3,9 milhões. Entre as proposições ao projeto que estima receita e fixa despesas do Estado para 2011, Carrion destinou recursos para atender questões de saúde, educação e direitos da mulher e das comunidades quilombolas.

Também figuram incentivo à cultura com a destinação de recursos para a realização da Semana Estadual do Hip Hop, Semana Estadual do Artesanato e a Semana Estadual da Capoeira.

Ensino Afro-brasileiro
Os estabelecimentos de ensino fundamental e médio têm obrigação legal de promover o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira, de acordo com a lei federal 9.394. Baseado neste princípio legal, Carrion apresentou a emenda que viabiliza a formação e habilitação de professores para ministrar esses conteúdos. Além de investir na formação de docentes, Carrion também apresentou emenda que permite a aquisição e produção de materiais didáticos e paradidáticos para o estudo da história e cultura afro.

“A luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional são essenciais para resgatar a contribuição deste povo”, afirma Carrion.

Semana Estadual da Capoeira
A prática da Capoeira é uma fusão de artes: música, poesia, dança e luta. O capoeirismo traduz o senso de realização coletiva, que se constitui na própria essência da arte, ou seja, a prática nasceu não como um divertimento, mas como necessidade de proteção do povo escravizado. E este é um dos fatores a que se deve a força viva da arte popular: o caráter funcional da arte, esse aspecto de necessidade imperiosa que tem toda a arte que o povo cultua.

Em Porto Alegre, a crescente organização do esporte culminou com grande sucesso, da Semana Municipal da Capoeira (Lei Municipal nº 8.940/02) e a partir de então organizou-se evento que, com o apoio do Poder Público da capital, realizou em 2007 sua 5ª edição, tendo como tema central “A globalização e a capoeira”. Já no Estado, foi instituída pela Lei nº 12.920, de 04 de abril de 2008, a Semana Estadual da Capoeira (1º a 7 de agosto), que a exemplo da experiência de Porto Alegre, tem tudo para transformar-se em um grande acontecimento cultural e popularregional, com repercussão nacional. Buscando, portanto, estender a todo o Estado do Rio Grande do Sul esse importante evento, enaltecendo e disseminando a cultura popular brasileira, entendemos fundamental o apoio do Poder Público, seja para sua divulgação, seja para auxiliar na montagem da estrutura do evento.

Revitalização do Ginásio da Brigada Militar
O Ginásio da Brigada Militar, além de abrir suas portas à comunidade, realiza diversas atividades, tais como a caminhada orientada, ginástica para a melhor idade, yoga e iniciação a desportos coletivos. As instalações do Ginásio da Brigada são utilizados de forma regular por três escolas estaduais e pelo Hospital de Clínicas, que lá desenvolve um programa de recuperação de acidentados de trânsito.

Todavia, a principal função do Ginásio é abrigar as atividades da Escola de Educação Física da Brigada Militar, instituição que tem sua sede naquele equipamento, e tem por missão controlar, coordenar e estimular a prática de atividades físicas, desporto e defesa pessoal da Brigada, através de profissionais que são formados e orientados por esta escola e estão distribuídos em todo o Estado. De outra parte, entendemos necessário que o Ginásio da Brigada retome sua vocação histórica, que é de servir de espaço para a prática do desporto, contribuindo assim no esforço para a formação de atletas de alto nível, exigência que se encontra na ordem do dia em função da realização no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016.