Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

12/11/2010
Homologado o resultado do Prêmio Zumbi dos Palmares 2010
Na última terça-feira (9), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa homologou a decisão tomada pela comissão julgadora do Prêmio Zumbi dos Palmares quanto aos selecionados para receber a premiação. A distinção será concedida durante a sessão solene comemorativa ao Dia Estadual da Consciência Negra, em 17 de novembro, no Plenário 20 de Setembro. O prêmio foi instituído pela Assembleia Legislativa em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB).
 

Comissão julgadora escolhe os premiados
Foto:
Walter Fagundes / Ag AL

Os vencedores foram escolhidos em reunião realizada pela comissão julgadora na última sexta-feira (5), no Solar dos Câmara. Conheça os agraciados, nas cinco áreas: 
 
Área cultural: José Roberto Moreira, indicado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Pardo. De acordo com a entidade, o agraciado foi um batalhador para a criação e a implementação do Departamento de Cultura Negra de Rio Pardo. Também criou o projeto “Espelho Meu”, junto com o grupo João Cândido.


Área social
: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor - Núcleo Pelotas, indicado pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, devido ao trabalho de acompanhamento técnico e apoio ao processo de reconhecimento público junto a 29 comunidades quilombolas. A entidade agraciada é ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana, com 30 anos de existência e inserção na região Sul do estado.
 
Área política: João Batista Lima Conceição, indicado pelo Grêmio Recreativo Bafo da Onça e pelo Clube Farroupilha de Santana do Livramento. De acordo com as entidades,  como vereador, advogado e professor, o agraciado tem se dedicado às causas afrodescendentes.

Área religiosa: Paulo Roberto Silva, indicado pela Sociedade Africana Ile Ixá Nilogum e Umbanda Fraternidade Tupinambá de Porto Alegre. Atua no bairro Vila Bom Jesus. O Babalorixá fundou várias associações de bairro e núcleos de jovens para combate às drogas e ao alcoolismo.

Área esportiva: Paulo César Fonseca do Nascimento (Tinga), indicado pela comissão julgadora. O atleta se destaca por sua atuação no futebol e pelas ações sociais em prol da comunidade do bairro Restinga.

O Prêmio

Instituído na Assembleia Legislativa em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB) como celebração à trajetória do líder Zumbi, ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos do país, o Prêmio objetiva destacar e homenagear personalidades e entidades com reconhecida atuação em prol da comunidade Afro-descendente.

Com informações Ag.ALRS