Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

01/09/2010
Distinções do Prêmio Lila Ripoll são entregues em cerimônia no Solar dos Câmara
Os autores dos 13 textos vencedores do concurso de poesia promovido pela Assembleia foram agraciados na noite desta terça-feira (31), no Solar dos Câmara. Os três primeiros colocados receberam medalha e diploma, e os artistas que escreveram os dez poemas subseqüentes ganharam menções honrosas.
 

Vencedores receberam medalhas, diplomas e menções honrosas

O deputado Raul Carrion (PCdoB) esteve presente e destacou a história da distinção, instituída por iniciativa da então deputada Jussara Cony (PCdoB), e a trajetória da poeta Lila Ripoll. Dois declamadores participaram da cerimônia do Prêmio: Liliana Cardoso e Dorval Dias, que estiveram acompanhados pelo violonista Paulo Melão e acordeonista Joaquim Velho.

 
As obras selecionadas vão compor uma coletânea que será lançada e distribuída gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre. O primeiro lugar do Prêmio Lila Ripoll ficou com Mariza Baur, autora de “Agora”. No agradecimento, a escritora e servidora pública, que vive em São Paulo, contou que visita Porto Alegre há 20 anos. “O Rio Grande do Sul é um Estado que me emociona”, confessou Mariza, mencionando seu fascínio por Erico Verissimo, os trabalhos já realizados com gaúchos como Luiz Antônio de Assis Brasil e a vontade de conhecer o pampa e a Lagoa dos Patos.
 
O segundo colocado foi Sérgio Bernardo, pela poesia “Figurante”. Em terceiro lugar, ficou Irede Farenzena, com “Fatos”. Já as menções honrosas foram entregues para: Haydée Lima, que teve três textos selecionados; Suzana Fagundes; Renato Dias, com duas poesias escolhidas pelos jurados; Elroucian Motta; Karin Carteri; Natasha Centenaro e Gerci Godoy.
 
Nesta edição, 208 poetas inscreveram 455 obras relacionadas às causas sociais e aos direitos das mulheres para concorrer ao Prêmio, criado para homenagear a gaúcha Lila Ripoll, que viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o Correio do Povo e A Tribuna Gaúcha, e foi candidata a deputada pelo PCdoB.

Fonte: Agência ALRS