Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

23/06/2010
PCdoB e PT protocolam projeto de reestruturação da Fase
Os líderes do PCdoB e do PT protocolaram nesta quarta-feira (23) o projeto de lei que institui uma Política Estadual de Descentralização do Atendimento ao Adolescente.
 

Líderes prepararam novo projeto para a Fase

A medida ocorreu logo após o líder do governo, deputado Adilson Troca, pedir a retirada do PL 388//2009, que previa a venda do terreno da Fase, em Porto Alegre. O deputado Raul Carrion aprovou a medida. “Estamos colhendo uma vitória decorrente da luta, da mobilização de vocês e de todos aqueles que, há mais de mês, vêm desenvolvendo um trabalho no sentido de elucidar os equívocos e as ilegalidades desse projeto que se tentou enfiar goela abaixo da Assembleia Legislativa”, disse Carrion.

“Com seriedade, com tempo, poderá ser construído um projeto efetivamente de mudança e de descentralização da Fase sem que precisem usar o pretexto da necessária alteração do atendimento dos jovens e adolescentes que lá estão para fazer uma venda indefensável, a um preço vil, sem dar garantias de moradia para os que lá vivem e sem dizer sequer para onde irão os jovens e os adolescentes que lá se encontram”.

O parlamentar lembrou o protagonismo da bancada comunista na questão da Fase. “Desde a primeira vez em que essa matéria foi tratada, oportunidade em que não dei acordo na reunião do colégio de líderes e solicitei a realização daquela audiência pública memorável, teve início essa caminhada que hoje tem um desfecho vitorioso não para a oposição, mas para os moradores, para os jovens que lá estão, para a cidade e para o Estado”, afirmou.

Nova versão
Nesta quarta-feira, durante entrevista a uma rádio de Porto Alegre, o governo do Estado reconheceu que não era preciso vender o terreno da Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre, para descentralizar a Fase.  O secretário do Planejamento, José Alfredo Parode, afirmou que não há razão para vender o terreno de 72 hectares e reconheceu que a descentralização pode ser feita com recursos próprios. 

Ele garantiu que o próximo orçamento terá R$ 90 milhões para as novas unidades da Fase. "Felizmente, o Estado tem recursos do Tesouro para fazer os investimentos necessários. Não teria sentido a venda de patrimônio."