Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

23/06/2010
Carrion homenageia centenário de nascimento do Almirante Negro
O deputado Raul Carrion realiza nesta quinta-feira (24), às 17h, um ato em homenagem ao centenário de nascimento de João Cândido Felisberto, celebrizado como o Almirante Negro, junto ao seu busto no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. No dia 29, Carrion realiza um Grande Expediente Especial e entrega a Medalha Mérito Farroupilha aos descendentes de João Cândido.
 

Busto de João Cândido no Marinha do Brasil

Em agosto de 2008, o parlamentar comunista entregou à comunidade o busto do Almirante Negro, restaurado após sofrer ato de vandalismo. O busto recebeu a recolocação das placas de granito danificadas e limpeza geral, com retirada de pichação. O busto, de autoria de Vasco Prado, tem uma placa onde constam as inscrições "João Cândido, O Almirante Negro. Herói popular e líder da Revolta da Chibata, 22 de novembro de 2001".

A reinauguração do busto ocorreu uma semana depois da aprovação, pela Câmara dos Deputados, da anistia post mortem ao Almirante Negro e aos demais participantes do movimento.

O projeto foi aprovado por aclamação. Carrion participou da mobilização pela anistia póstuma. À época, entregou documento abaixo-assinado solicitando a recuperação do nome e a anistia póstuma de João Cândido, ao secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministro Edson Santos, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, ao presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, e ao senador Paulo Paim, em Brasília. Uma audiência pública proposta por Carrion discutiu o tema em 29 de fevereiro, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

Carrion é coordenador da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola. “Homenagear João Cândido – quando completamos 130 anos do seu nascimento e 100 anos da Revolta da Chibata – é resgatar a luta do povo brasileiro e do povo negro pela Liberdade e pelos direitos cidadãos”, disse Carrion.

Revolta da Chibata
O gaúcho João Cândido Felisberto nasceu em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, em 1880. Em 1910, na Baía de Guanabara (Rio), liderou a Revolta da Chibata e ficou conhecido como Almirante Negro. A Revolta da Chibata começou a bordo do encouraçado Minas Gerais, depois que o marinheiro Marcelino Menezes recebeu 250 chibatadas. O governo federal prometeu acabar com o emprego da chibata e conceder anistia aos revoltosos, mas todos foram presos e expulsos da Marinha. João Cândido morreu de câncer no Rio em 1969, aos 89 anos.

Bravo marinheiro
O Almirante Negro é conhecido em todo o Brasil por meio da música de João Bosco e Aldir Blanc: O Mestre-Sala dos Mares. A Revolta da Chibata teve início em 22 de novembro de 1910, sob a liderança do gaúcho João Cândido, tendo como reivindicação central eliminação dos castigos corporais na Marinha, que ainda remanesciam 22 anos após a abolição da escravatura.

A revolta durou seis dias e conquistou o fim dos castigos físicos. Mas os revoltosos foram traídos, presos e mortos. João Cândido foi expulso da Marinha, sob acusação de favorecer rebeldes e só seria julgado e absolvido dois anos mais tarde (1°/12/1912), mas nunca foi reintegrado.