Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

10/06/2010
União de vereadores do RS recebe homenagem da bancada comunista
O deputado Raul Carrion (PCdoB) homenageou, durante o Grande Expediente desta quarta-feira (9), os 35 anos da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs). Carrion fez um histórico do trabalho da entidade que, segundo ele, exercitou a pluralidade desde suas primeiras diretorias, representando todas as visões existentes nos Parlamentos municipais.
 

Carrion homenageou os 35 anos da UVERGS
Foto:
Walter Fagundes / Ag. AL

O parlamentar lembrou durante a homenagem do apoio que a Uvergs prestou à luta pela democratização no País. “A Uvergs não se furtou em defender o retorno das liberdades democráticas, mesmo tendo em seus quadros pessoas que integraram partidos de apoio ao regime militar”.
 
Segundo ele, um dos principais objetivos da entidade foi trabalhar pela qualificação dos vereadores e das câmaras municipais. “A Constituição de 88 consolidou o municipalismo e muito disso se deve à luta desenvolvida pela Uvergs e pela União dos Vereadores do Brasil (UVB)”.
 
Carrion foi o proponente do grande expediente especial a UVERGS, protocolado em março deste ano, e aprovado por unanimidade pelo legislativo gaúcho. O deputado considerou que em 2003 por meio da Lei nº. 12.023, de 17 de dezembro de 2003, quando a UVERGS foi reconhecida oficialmente pelo Legislativo gaúcho como a entidade oficial representativa das Associações de Câmaras,ter sido um avanço representativo das Câmaras Municipais e dos vereadores do Rio Grande do Sul.
 
Representação
O parlamentar citou a participação da Uvergs na luta pelas reformas tributária, urbana e política e pelo restabelecimento da força das câmaras municipais. “A Uvergs tem, hoje, acento nas principais representações e instâncias políticas e administrativas do Estado. Nestes 35 anos, não houve nenhuma grande aspiração da sociedade gaúcha que não tivesse eco na entidade”, ressaltou.
 
Lembrou, também, que uma das ações mais importantes que a entidade ajudou a constituir é a da luta pela nacionalização do pré-sal, “para que esta riqueza seja de todos os brasileiros”, destacou, lendo carta da ex-deputada Jussara Cony, vereadora em Porto Alegre por quatro mandatos. “A Assembleia gaúcha sente-se honrada neste dia, por receber o congresso da entidade em suas dependências e, também, por nos possibilitar esta homenagem da Tribuna da Casa”, disse. Carrion concluiu seu pronunciamento agradecendo a homenagem recebida nesta semana na sede da entidade.
 
Em apartes, os deputados Edson Brum (PMDB), Francisco Pinho (DEM), Luciano Azevedo (PPS), Miki Breier (PSB), Adroaldo Loureiro (PDT), Jerônimo Goergen (PP), Paulo Brum (PSDB), Elvino Bohn Gass (PT) e Aloísio Classman (PTB) manifestaram-se sobre a importância dos vereadores para a sociedade e pelo estabelecimento da fidelidade partidária como algo importante para a conquista da uma democracia plena.
 
*Com informações Ag.ALERGS