Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

26/05/2010
Hip Hop gaúcho discute os “Avanços e Desafios” do movimento
O 1º Seminário Regional de Hip Hop, que ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado, no Sábado do dia 15 de Maio, foi um verdadeiro sucesso e contou com a participação de 11 cidades entre elas: Santa Cruz, Eldorado do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Viamão, Canoas, Campo Bom, Arroio dos Ratos, Novo Hamburgo, Alvorada e Porto Alegre.
 

Carrion criou a Lei do Hip Hop

O evento foi proposto pelo Deputado Estadual Raul Carrion, do PCdoB, em parceria com a entidade nacional, Nação Hip Hop Brasil. Pela primeira vez diversas entidades do movimento sentaram-se para debater os “Avanços e Desafios” do Hip Hop no Estado.

Personalidades políticas e personalidades do movimento marcaram presença, dentre elas, destacamos a participação do Rapper Mark B, ex-integrante do grupo de rap nacional “Ataliba e a Firma”, Mário Pezão ícone do Hip Hop da década de 90, que neste ano completa 25 anos de carreira, DJ Nezzo, apresentador do programa de televisão “Hip Hop Sul” exibido pela TV Educativa do Estado, as Rappers do grupo feminino “Alynka”, Carla Xavier e Nani Ribeiro, B.Boy Juquinha, líder do grupo de dança “Restinga Crew” e membro da Direção Nacional da Nação Hip Hop Brasil que mediou toda a atividade contribuindo para o bom andamento do evento. 

Participaram delegações de 11 cidades

A deputada federal do PCdoB Manuela D'Ávila marcou presença na atividade e na sua fala enfatizou a importância do Hip Hop para a juventude da periferia. A deputada disse também que o Rapper Nacional Aliado G, atual Presidente Nacional da Nação Hip Hop Brasil, foi o responsável para que ela pudesse entender, ainda mais, a importância desta cultura como ferramenta de protagonismo e inclusão de uma parcela da juventude, que antes da existência do Hip Hop era completamente invisível em nossa sociedade. Após a sua fala, comprometeu-se com o movimento em construir uma emenda parlamentar para promover a “Semana Estadual do Hip Hop” em todo o Estado, nos próximos anos.

Já a vereadora Sofia Cavedom, do PT, agradeceu pelo convite e se colocou à inteira disposição para continuar sendo parceira do Hip Hop dentro da Câmara Municipal de Vereadores. A vereadora, foi responsável por uma emenda complementar no orçamento da ”Semana Municipal do Hip Hop” de Porto Alegre.

A convite do Deputado Raul Carrion, esteve presente durante toda a atividade o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Alex Nazaré, que apresentou todos os avanços das Políticas Públicas de Juventude durante todo o mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, destacou o importante papel que o movimento Hip Hop vem tendo no Conselho Nacional de Juventude desde sua criação, em 2006. Alex ficou surpreso com a qualidade do debate e parabenizou essa importante iniciativa do Hip Hop gaúcho para construir ações em prol do desenvolvimento do movimento.

O proponente da atividade, o Deputado Raul Carrion, fez questão de lembrar que o Seminário era para não deixar passar em branco a 2º Semana Estadual do Hip Hop, mas principalmente para sensibilizar o movimento sobre a PL 124/2010, também de sua autoria que está tramitando na Assembléia Legislativa do Estado. Raul disse que este projeto de lei se encontra parado e é imprescindível que os militantes do movimento façam uma pressão política para que o mesmo seja aprovado pelos demais parlamentares. Raul se comprometeu em fazer a intermediação entre o movimento e os demais Deputados da Assembléia, no sentido de levar o projeto para votação e garantir sua aprovação.

O Presidente Estadual e Vice-Presidente Nacional da Nação Hip Hop Brasil, Mano Oxi, em sua fala disse:”Estamos vivenciando um dos melhores momentos de nossa cultura, nos últimos anos contribuímos para a aprovação das leis Municipal e Estadual do Hip Hop aqui no nosso Estado, além de sermos reconhecidos pelo Governo Federal através do Prêmio Preto Ghoéz e dos Pontos de Cultura espalhados por todo o País, destaco também a nossa participação na construção e elaboração de Políticas Públicas de Juventude, à frente da cadeira do Conselho Nacional de Juventude, onde conseguimos com muito esforço garantir que o Hip Hop seja a nona prioridade dentro das 22 prioridades de juventude tiradas durante a Conferência Nacional, que ocorreu nos últimos anos. O Seminário Regional vem para reforçar o nosso comprometimento com a cultura Hip Hop e por esse motivo é necessário pararmos e avaliarmos onde estamos avançando e qual será os nossos desafios nos próximos anos. Acredito que estamos em uma fase de amadurecimento, e nesse momento, mais do que nunca, a união será fundamental para o fortalecimento da luta coletiva do nosso movimento.”

O evento encerrou-se com os seguintes encaminhamentos:

Construção de uma Emenda Federal para a “Semana Estadual do Hip Hop”;

Construção da” Marcha Estadual do Hip Hop” no dia 20 de Novembro de 2010 juntamente com a Marcha da Consciência Negra;

Criação de um Portal do Hip Hop onde estejam todos os sites e blogs de Hip Hop do Rio Grande do Sul, para uma comunicação mais eficaz entre os membros;

Criação de um” Pacto do Hip Hop” no Estado;

Criação de uma Plataforma Política do Hip Hop para ser entregue a todos os Pré-Candidatos a Governo do Estado no ano de 2010;

Apoio à candidatura do B.Boy Juquinha, da Restinga Crew, para Conselheiro Tutelar em 2011;

Cursos de Formação para o a compreensão do movimento sobre a importância dos Seminários, Fóruns, Plenárias, Conferências, Convenções entre outras atividades de organização do Hip Hop gaúcho.

Fonte: Nação Hip Hop Brasil