Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

17/05/2010
Ministro do Esporte recebe Medalha do Mérito Farroupilha
O ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu nesta sexta-feira (14) a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
 

Ministro recebeu maior distinção da ALRS

Em seu discurso, Silva disse que a homenagem não é apenas para ele como também para todo o país. “É também motivo de estímulo para continuar atuante na política pública, para que eu me dirija às camadas mais simples do povo e dizer que é possível ter um compromisso com a ética e com a responsabilidade de fazer um país melhor”, agradeceu. A distinção foi proposta do deputado Raul Carrion, líder do PCdoB no Parlamento Gaúcho e entregue na Sogipa, em Porto Alegre.

Orlando Silva também palestrou sobre as oportunidades que a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas Rio 2016 trarão. “A conquista dos dois mundiais são o reconhecimento do esporte no mundo e expressa uma nova fase fruto da confiança em nosso país”, afirmou 

O ministro ressaltou que durante a crise internacional as divisas de nosso país cresceram. Também lembrou que aumentou a confiança quando o Banco Mundial disse que em 2016 o Brasil será a quinta maior economia do mundo. 

Fotos Marcelo Bertani / ALRS

Silva defendeu que o Brasil de hoje é um país que tem projeção internacional. Para ele, mais que uma disputa de futebol, a Copa-2014 tem visibilidade e é midiática. “A previsão é de 600 mil turistas venham ao país de futebol durante o mundial e deve estimular a economia nacional”, disse. 

Ao final da tarde de hoje, o ministro cumpriu agenda em Canoas. Durante reunião na Câmara de Indústria, Comércio e Serviço ele anunciou a obra de construção da Praça da Juventude. 

Carrion relembrou a trajetória do ministro, desde sua militância no movimento estudantil e as conquistas para o país, já no ministério.

Trajetória de lutas
A participação em entidades e organizações de defesa dos direitos da juventude marca a vida pública do jovem ministro do Esporte Orlando Silva Jr., 39 anos. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) de 1995 a 1997, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de 1998 a 2001 e representante da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), entidade que reúne organizações juvenis de todos os continentes, de 1999 a 2001. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Juventude.

No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, exerceu os cargos de Secretário Nacional de Esporte, Secretário Nacional de Esporte Educacional e Secretário-Executivo do Ministério do Esporte. Em 31 de março de 2006, assumiu o cargo de ministro.

Nascido em Salvador (BA), Orlando Silva cursou Direito na Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). O ministro também é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Ibero-Americano do Esporte (CID), membro do Conselho Sul-Americano do Esporte (CONSUDE), presidente do Conselho Americano do Esporte (CADE), integrou a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) e foi presidente da Conferência de Ministros de Estado dos Países de Língua Portuguesa.