Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

17/05/2010
Comerciários do RS lançam campanha salarial 2010
Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, a Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul (Fecosul), que representa mais de 520 mil comerciários, lançou a campanha salarial 2010 da categoria.
 

Fotos Márcia Carvalho/Fecosul

Com o conceito “Vender dá Trabalho e o Trabalho tem que ser valorizado”, a campanha visa o reajuste de 9,99% nos salários dos comerciários, um piso estadual de R$ 700, jornada de 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias, entre outras reivindicações.
 
Uma passeata com cerca de 450 comerciários, representando mais de 50 sindicatos do Estado do Rio Grande do Sul, se dirigiu à Fecomércio, onde o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, acompanhado de uma comitiva, entregou ao vice-presidente da entidade patronal, Luiz Caldas Milano, uma pauta de reivindicações dos comerciários. As partes deverão se reunir nos próximos dias para debater as mais de 70 cláusulas que estão relacionadas no pedido dos trabalhadores.
 
            Por fim, a comitiva se dirigiu ao Palácio Piratini, sendo recebida pelo Chefe da Casa Civil, Bercílio Luiz da Silva. O grupo foi acompanhado do deputado Raul Carrion, que voltou a defender a manutenção do piso regional. Na oportunidade, foi reforçado o pedido das Centrais Sindicais de reajuste de 14% no piso regional e da troca de faixa salarial para os comerciários.           

Ao final da passeata houve reunião na Casa Civil

No entendimento do presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, o índice de 7%, proposto inicialmente pelo Governo do Estado, não poderá vingar, pois vai representar o fim do piso regional. Na próxima semana, os comerciários darão continuidade à mobilização juntos aos deputados Estaduais para que seja aprovado o índice de 14% no piso regional.

Com informações: Fecosul