Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

14/04/2010
Carrion homenageia poeta Luiz de Miranda com Medalha da ALERS
O deputado Raul Carrion (PCdoB) entregou a Medalha da 52ª Legislatura nesta terça-feira (13), no Memorial do RS, em Porto Alegre.
 

Poeta lembrou vínculo com PCdoB na entrega

Na ocasião, houve lançamento do livro Melhores Poemas, pela Editora Global.

A cerimônia de entrega da Medalha teve a participação de dois ex-governadores: Alceu Collares e Olívio Dutra, além de jornalistas e admiradores do artista. Carrion ressaltou a importância da obra de Miranda, dono da obra poética mais extensa do mundo. "É um artista que se manteve fiel às suas ideias e compromissos", ressaltou Carrion.

O poeta destacou os laços 'de verdade, justiça e esperança' que o unem ao PCdoB, lembrou o passado que dividiu com militantes do partido durante a luta armada contra o regime militar, e agradeceu a homenagem. "Agradeço a homenagem da Poder Legislativo, que é a casa do povo gaúcho, ou seja, é uma homenagem da gente de onde eu venho", disse.

Luiz de Miranda nasceu em Uruguaiana, em 1945. Seus trabalhos já foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol. Recebeu vários prêmios. Trabalhou e escreveu em vários orgãos de imprensa: Correio do Povo, Folha da Manhã, Diário de Notícias, Zero Hora, Coojornal, Revista Cultura Contemporânea, Oitenta, Letras de Hoje, Continente Sul/Sur, Academia Rio-Grandense de Letras, em Porto Alegre. Jornal do Brasil, O Globo, Tribuna da Imprensa, Revistas José, Poesia Sempre, no Rio de Janeiro.

Tem sido sucesso de público e de crítica. Amor de Amar vendeu 1.860 exemplares em 2 meses. Livro dos Meses vendeu mais 30 mil. Livro do Pampa, 20 mil. Tem a mais extensa obra poética do mundo, com seus 28 livros, num total de 2.705 páginas, publicadas até 2009.