Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

25/03/2010
Carrion homenageia os 88 anos do PCdoB na ALERS
Carrion ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (25) para homenagear os 88 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e também os 25 anos de legalização do partido.
 

Deputados destacaram história de resistência

O parlamentar destacou que o PCdoB é o partido mais antigo do Brasil. “Sua trajetória de lutas se confunde com os momentos mais importantes da história do Brasil”.

Citando alguns momentos históricos que compõem a trajetória do partido no país, Carrion lembrou o ano de 1922. “Foi um momento de ruptura na história brasileira. Logo após a sua fundação, em julho de 22, o PCdoB é colocado na ilegalidade, só voltando as atividades legais com a “redemocratização” em 1945, fim da ditadura Vargas, quando elege uma bancada de 14 deputados federais e do senador mais votado do país Luis Carlos Prestes”.

No auge da Guerra Fria, em 1947, o partido volta a ser cassado, uma condição que vai ser uma constante na vida do PCdoB. “Mas, não é só a ilegalidade. A perseguição, as prisões, as torturas e assassinatos de militantes e simpatizantes se tornaram uma rotina na vida dos militantes. Isso não impede que o partido cresça e tenha nos seus quadros figuras proeminentes da vida artística, cultural e educacional do Brasil, figuras que honraram e honram com sua presença e sua militância a história do PCdoB. Foi o momento de campanhas memoráveis como a do Petróleo é nosso, pela paz mundial e contra a guerra na Coréia”, afirmou Carrion.

Ele recordou a perseguição que o partido sofreu no golpe de 1964. “Todas as vezes que povo brasileiro sofreu sob o jugo do arbítrio, as vítimas preferenciais foram os comunistas. Em 64 temos que lembrar a luta dos guerrilheiros do Araguaia, que por três anos resistiram ao cerco de 20 mil militares de todas as forças armadas”.

Carrion lembrou momentos históricos

O deputado também enumerou a participação do seu partido no governo Lula e assinalou que todo este acúmulo de história e resistência “fez com que aprendêssemos a valorizar a liberdade e a democracia”.

Apartes
O líder do PDT, deputado Adroaldo Loureiro, usou a tribuna para lembrar a importância do Partido na luta pela redemocratização do País. O deputado Adão Villaverde (PT) também reverenciou a história de resistência e o papel fundamental que o partido teve na resistência ao golpe. E lembrou o importante apoio ao governo Lula na conquista de um país que se desenvolve com mais distribuição de renda.

Presenças
Participaram da homenagem o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frassom, a deputada federal Manuela d'Ávila, o vereador Toni Proença (representando o presidente da Câmara de Vereadores), o Néio Lúcio Pereiro, representando a presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Jussara Cony, Marcos Puchalski (UJS), José Flori Prestes (CTB), Marcus Flavius de Los Santos (Sindicato dos Advogados), o ex-prefeito de Esteio, Vanderlan Vasconcelos, Ernani Galvão, presidente do Concidades de Novo Hamburgo, José Antônio dos Santos da Silva (Unegro), Cora Chiapetta (UBM), Pedro Dias (Conam), Agnaldo Cmargo (Nação Hip Hop Brasil), João Carlos Morais (Federação dos Metalúrgicos), Daniel Sebastiani (Fundação Mauricio Grabois), Venina Pureza de Freitas (Sindserf), vereador Matheus Junges, Diego Hamester (UBES), entre outras autoridades. 

Com informações da Ag. ALERS