Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

24/03/2010
Estudantes e sindicalistas fazem manifestação em defesa do pré-sal
Cerca de 250 estudantes e representantes de sindicatos participaram de  manifestação em defesa da nacionalização do petróleo e do pré-sal, nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre.
 

Carrion defendeu pré-sal para educação

A passeata partiu do Instituto de Educação Flores da Cunha, da Escola Estadual Julio de Castilhos e da Universidade Estadual do Rio Grande Sul, e terminou na Praça da Matriz.

No percurso, até o Palácio Piratini, pelas avenidas João Pessoa, Osvaldo Aranha e Borges de Medeiros, ocorreram discursos favoráveis às mudanças no marco regulatório do petróleo, com distribuição da renda do pré-sal (os chamados royalties) a todos Estados, e a destinação de 50% dos recursos oriundos da camada de petróleo na educação.

O deputado Raul Carrion representou a presidência da Assembleia e renovou seu apoio à luta dos estudantes. "É uma bandeira estratégica. Não podemos pensar em país soberano sem pensar o petróleo como fator de desenvolvimento", afirma

A Câmara dos Deputados já aprovou os projetos que mudam as normas para a exploração do petróleo, passando de concessões para a partilha, lembrou o coordenador do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal, Ricardo Haesbaer, mas agora os projetos estão no Senado e por isso a mobilização. “Precisamos manter a pressão para vencermos mais esta luta e garantirmos mudanças no marco regulatório”, disse ele.

O ato foi uma iniciativa do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal, que reúne entidades empresariais, de trabalhadores e sociedade civil, e dos estudantes gaúchos, como da UNE, UBES, UGES e UJS.