Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

15/03/2010
Grande Expediente em homenagem aos 88 anos do Partido Comunista do Brasil
O deputado Raul Carrion, líder da bancada do Partido Comunista do Brasil, na Assembleia Legislativa, realiza o Grande Expediente em homenagem aos 88 anos PCdoB, a realizar-se no próximo dia 25 de março, a partir das 14 horas, no Plenário 20 de setembro, da ALERGS.
 

Trajetória de lutas dos 88 anos do PCdoB

Histórico
Fundado no ano de 1922, em congresso realizado na cidade do Rio de Janeiro e representado por 73 filiados de todo o país, assim nascia o partido da classe operária brasileira. O surgimento do PCdoB era resultado do impasse que haviam chegado as grandes lutas operárias de 1917,1918 e 1919 que demonstraram a falência teórica e prática do anarquismo, até então hegemônico entre o proletariado avançado do país.

O surgimento do PCdoB decorre do amadurecimento histórico do povo brasileiro, a rica trajetória de lutas desde a época colonial, a resistência dos quilombos, os inconfidentes, os balaios, os republicanos de 1817, os confederados do Equador, os farrapos, os sabinos, os cabanos, os camponeses de Canudos e Contestado, os marinheiros subelevados de João Cândido, e tantos outros.

O PCdoB nos anos de 1961-1962, em conferência nacional extraordinária reorganizou-se com a sigla PCdoB e não mais como PCB, anteriormente registrado.Apesar de ser o partido mais antigo do país,o PCdoB só reconquistou a legalidade em maio de 1985, depois de 38 anos de clandestinidade.

As intensas lutas sociais duarente as quais centenas de comunistas perderam a vida, assassinados, torturados, exilados e muitas vezes forçados à clandestinidade, durante a Ditadura Militar, fez com que o partido se consolidasse seja na juventude por meio da UNE, na luta armada com a Guerrilha do Araguaia,e no proletariado com os trabalhadores e trabalhadoras de todo o país, um sentimento revolucionário e combativo entre seus militantes.

Na década de 70,80 e 90 o Partido Comunista do Brasil teve papel destacado e fundamental do povo brasileiro com as greves operárias, na campanha pela Anistia e pelas Diretas Já,da reconquista da legalidade ao Fora Collor,e contra o neoliberalismo, tornando-se um dos maiores movimentos de massa dos brasileiros.

Diante das mudanças e com o fortalecimento dos comunistas no cenário político do Brasil, ao lado do Governo Lula e em busca dos avanços para soberania do país, o PCdoB traça sua trajetória nas lutas pelas transformações e conquistas do país.