Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

08/03/2010
Carrion saúda o centenário do Dia Internacional da Mulher

No centenário do Dia Internacional da Mulher é necessário que não só as mulheres reconheçam sua trajetória de lutas e conquistas, mas sim a sociedade em geral.

 

Centenário do Dia Internacional da Mulher comemora avanços

Para Carrion que sempre esteve na linha de frente das lutas sociais em todos os segmentos, especialmente ao lado das mulheres na árdua luta em busca de seus direitos, enfatiza que no ano de 2010 o Brasil poderá eleger sua 1ª presidenta, reafirmando o papel fundamental da mulher no desenvolvimento e progresso do país e do mundo. Uma saudação especial a todas essas guerreiras que me honram ser parceiro de luta.



100 anos do Dia Internacional da Mulher

Neste ano de 2010 comemora-se os 100 anos do “Dia Internacional da Mulher”, proposto por Clara Zetkin, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em 1910, em Copenhague.

Clara Zeikin (1857-1933) era deputada e dirigente do Partido Comunista Alemão, atuando ativamente junto ao movimento operário e à luta pela conscientização feminina. Assim, essa data, proposta pelas mulheres socialistas, esteve associada desde a sua origem a fortes lutas políticas, movimentos trabalhistas, greves, passeatas e muita perseguição policial.

O 8 de março foi a data fixada, a partir de então, para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Para uns, uma data puramente festiva, em que os homens – de forma condescendente e “galante”– presenteiam as mulheres com flores e bombons.
Para outros, uma data para lembrar e homenagear as mulheres que, ao longo dos séculos, ombro a ombro com os homens, lutaram por um mundo de mais igualdade, liberdade e justiça, onde as diferenças de gênero fossem respeitadas e não servissem de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher.

Hoje, muitos avanços já foram conquistados, mas ainda há um longo caminho a percorrer até que alcancemos a efetiva igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Que este 8 de março seja um momento de balanço e reflexão sobre os avanços obtidos e uma convocação para conquistas ainda maiores!