Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

10/02/2010
Carrion protocola requerimento sobre Transporte Ferroviário no RS
Foi protocolado na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável,na manhã desta quarta-feira(10), o requerimento do deputado Raul Carrion(PCdoB), de audiência pública para debater o Transporte Público Ferroviário e a situação das Concessões no Estado, assim como o cumprimento dos respectivos contratos.

Conforme o documento o país se prepara para retomar os investimentos no setor de transporte ferroviário, inclusive pelo esgotamento do modal de transporte rodoviário, sabidamente atividade com custos e impacto ambiental infinitamente superiores ao transporte ferroviário.

"Por tamanha relevância, se constatou a necessidade de debater e buscar soluções para reverter o lamentável estado de abandono em que se encontra o transporte via modal ferroviário no Rio Grande do Sul"afima Carrion.

Após o agendamento das reuniões serão convidadas as representações dos seguintes órgãos:
Ministério dos Transportes; ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres;
Departamento Nacional de Infra-estrutura – DNIT; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Fepam - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler; Prefeituras Municipais do Estado integradas pela malha ferroviária; Câmaras Municipais do Estado pela malha ferroviária ;América Latina Logística – ALL; Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul :Dr. Osmar Veronese – MPF Santo Ângelo; Dr. Pedro Roso – MPF Canoa; Superintendência do Patrimônio da União/RS; Entidades Sindicais e Associativas Representantes dos Trabalhadores Ferroviários;Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais; Secretaria de Infra-Estrutura e Logística; Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS; União dos Vereadores do Rio Grande do Sul – UVERGS;Federação das Associações dos Municípios do RS – FAMURS; Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS – FEDERASUL; Federação da Agricultura do RS – FARSUL; Câmara de Dirigentes Lojistas de P Alegre – CDL; Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS;
Federação da Gaúcha das associações de Moradores – FEGAM; Inventariança da Extinta RFFSA – Unidade Regional de P. Alegre; FECOMERCIO – RS; CENTRAIS SINDICAIS entre outros.