Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

03/02/2010
Carrion participa de 3º Encontro Nacional de Hip Hop
Parlamentar gaúcho falou sobre Lei Estadual do Hip Hop, de sua autoria, que deve servir de modelo para outros estados brasileiros.
 

Carrion e o presidente da Nação Hip Hop Brasil

O deputado Raul Carrion realizou painel sobre a Lei Estadual do Hip Hop durante o 3º Encontro Nacional do Hip Hop. A Lei 13.043/08 criou a Semana Estadual do Hip Hop e nasceu da movimentação do Nação Hip Hop Brasil. Ao ser proposto ao parlamento gaúcho por Carrion para reconhecer este importante Movimento Cultural dos jovens da periferia, a lei foi aprovada por unanimidade. Carrion possui ainda um projeto que cria a política estadual de incentivo ao Hip Hop.

Durante o painel, surgiu o encaminhamento e o compromisso dos participantes de levar a seus estados de origem propostas semelhantes às de Carrion.

O Encontro ocorreu nas dependências do Ilha Porchat Clube, em São Vicente, litoral de São Paulo. Centenas de representantes de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Goiás) e de três países (Argentina, Venezuela e Chile) participaram do evento, prestigiado por deputados e vereadores.

O festival foi uma iniciativa da Nação Hip Hop e teve o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de São Vicente. Foi tirado como encaminhamento ao final da atividade, a construção de uma Rede Latino Americana de Hip Hop, que envolve Venezuela, Argentina, Cuba, Equador, Uruguai, Chile e Brasil.

Histórico

A Nação Hip-Hop Brasil foi fundada em 2005, quando foi realizado o primeiro encontro nacional. Com objetivo de organizar o movimento Hip-Hop e articular a comunidade, o grupo completou no dia do aniversário de São Vicente, 22 de janeiro, cinco anos.