Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

1º/12/2009
Carrion acompanha eleições no Uruguai
O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do RS, Raul Carrion, acompanhou como observador oficial do Comitê Central o segundo turno das eleições no Uruguai.
 

Carrion com o colega Villaverde, Gota e Curvello

O parlamentar comunista visitou o país a convite do Presidente da Frente Ampla, Jorge Brovetto, e da direção do Partido Comunista del Uruguay (PCU). No país, Carrion visitou diversos bairros da capital uruguaia durante o período de votação. "Observei que o pleito transcorreu na mais absoluta tranquilidade, com características festivas e do mais absoluto respeito, sem que houvesse sido registrado um único incidente entre os apoiadores das duas listas", relatou.

Ao final do domingo, o parlamentar gaúcho credenciou-se com outras lideranças brasileiras, junto com a direção frenteamplista, para o ato de espera da divulgação dos resultados eleitorais – no Hotel NH Columbia, na Rambla Gran Bretaña –, ocasião em que estabeleceu contato com lideranças políticas dos mais diversos países do continente americano. 

Também ouviu relatos e dividiu experiências com líderes da Frente Ampla, como seu presidente, Jorge Brovetto, seu presidente da Comissão Nacional de Organização, Alfredo Curvelo, e o dirigente comunista Jorge Gota.

Os resultados oficiais do segundo turno das eleições no Uruguai confirmam a vitória da coalizão governista de esquerda Frente Ampla, encabeçada por José “Pepe” Mujica, contra a chapa oposicionista conservadora do Partido Nacional, de Luis Alberto Lacalle.

Eufórico, Mujica anunciou em um festivo comício a intenção de governar com os cidadãos e lançou uma mensagem conciliadora aos partidos derrotados, aos quais pediu para trabalharem juntos pelo país.No dia 25 de outubro, Mujica esteve muito perto de alcançar uma vitória ainda no primeiro turno. Para tanto, ele devia obter maioria absoluta, mas ficou com 48% dos votos. Seu adversário na votação deste domingo, Lacalle, conseguiu então 29% de respaldo e também passou para o segundo turno.

"De lá saímos convencidos de haver participado do ato culminante de um grande espetáculo democrático do vizinho e irmão povo uruguaio", afirmou o deputado.

Mujica

Nascido em 20 de maio de 1935, Mujica foi eleito deputado em 1994 e senador em 1999 e 2004. Um ano depois, aceitou o convite para ser ministro da Pecuária de Vázquez. Nos anos 60, ele integrou o Movimento de Libertação Nacional Tupamaro, guerrilha que atuou até os primeiros anos da década de 1970, combatendo a ditadura que se instaurou no poder em 1973, sob a chefia de Juan María Bordaberry.

Preso pela ditadura em 1972, Mujica permaneceu preso por 13 anos, até 1985. Famoso pelo carisma e maneira informal com que fala e se veste, o ex-prisioneiro político deverá tomar posse no dia 1º de março, dando início ao segundo governo consecutivo da Frente Ampla. No primeiro turno, com uma votação expressiva, a coalizão já havia assegurado maioria no Congresso, com 16 dos 30 assentos do Senado e 50 vagas das 99 existentes na Câmara dos Deputados.