Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

23/11/2009
Projeto da assistência técnica gratuita é debatido no CREA-RS
O deputado Raul Carrion (PCdoB) participou do debate sobre o Projeto de Lei 46/2009, que dispõe sobre a assistência técnica pública e gratuita para construção de habitação de interesse social, realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RS (CREA-RS) na última sexta-feira(20).
 

Raul Carrion na mesa de debate sobre o PL 46/2009 no
CREA-RS

O objetivo foi debater as propostas referentes à implementação do PL 46/09, a fim de assegurar às famílias de baixa renda,
a assitência para elaboração do projeto e a construção de suas habitações.

Para Carrion é mais do que necessário ressaltar que a proposta do PL é de alta relevância social, que traz medida de justiça
para as populações mais carentes do RS, que tem inegável direito a ser assitida tecnicamente por profissionais habilitados,
na grande maioria das vezes, no seu maior empreendimento familiar, a construção de sua moradia.

Segundo o presidente do CREA-RS, o engenheiro civil, Luiz Alcides Capoani, a questão é um desafio a ser alcançado. Segundo ele, é preciso buscar soluções simples e eficientes junto aos profissionais da área, para ter o objetivo almejado.

O arquiteto, ex-vereador e deputado federal, Clóvis Ilgenfritz, também lutador pelo direito à moradia, alertou sobre problemas nas políticas públicas de urbanismo e que há muitos anos precisam ser resolvidos.

Durante  as intervenções do público presente, foram relatados depoimentos e sugestões para o aperfeiçoamento do projeto.

Carrion é membro do Conselho das Cidades, entidade a qual leva as discussões dos planos habitacionais do Estado. O parlamentar afirma que o PL é um instrumento da sociedade e que o CREA tem muito a contribuir, já que lida com o comprometimento dos profissionais habilitados para o exercício pleno de seu trabalho.