Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

23/11/2009
Abbas busca apoio gaúcho para Estado Palestino
Rio Grande do Sul tem a maior colônia palestina do Brasil.
 

Abbas recebeu apetrechos do chimarrão

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, concluiu a visita ao Brasil com passagem pela capital gaúcha no último sábado. Na agenda, Abbas visitou a prefeitura e o governo do Estado e o Legislativo do RS. No encontro, Abbas  falou sobre as negociações com Israel, a sucessão na ANP e a importância do Brasil na busca pela paz. O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, Raul Carrion, acompanhou a visita.

O Rio Grande do Sul possui a maior colônia palestina do Brasil - vivem no estado cerca de 20 mil pessoas que têm como origem o país árabe. Abbas ressaltou a importância e a valorização da cultura e das tradições do Estado na luta mundial do povo palestino pela autodeterminação e soberania.

Em seu discurso, Pavan ressaltou a solidariedade com a ANP e os esforços de boa parte da comunidade internacional para garantir a paz e o fim da animosidade na região. Lembrou que, no Rio Grande do Sul, comunidades de diferentes etnias convivem de forma pacífica. E continuou: “A paz só será conquistada com a existência de Estado Palestino soberano que possa contribuir com a democracia no Oriente Médio”.  Pavan entregou ao líder palestino um conjunto para chimarrão, com cuia, bomba e bolsa de couro, como símbolos da cultura gaúcha.

Pela segunda vez no Brasil – a primeira visita ocorreu em 2005 -, Abbas elogiou a política brasileira a favor do processo de paz e falou também sobre o acordo técnico que os dois países assinaram na última sexta-feira (20), em Salvador, na Bahia. O acordo servirá como base para maior colaboração entre os dois países. Abbas afirmou que o acordo é um bom começo para intensificar a cooperação entre Brasil e Palestina. O líder voltou a criticar a instalação de assentamentos (colônias) e o cerco à região de Gaza.

O município de Porto Alegre publicou decreto reconhecendo a importância de Abbas e o reconhecendo como hóspede oficial. “Vivemos em uma cidade na qual se desenvolvem ótimas condições para a coexistência multiétnica. O caminho de vida de Abu Mazen é um exemplo para nós. Sua luta em busca da paz tem sido admirada pelos políticos. O mundo deposita em seus ombros grandes esperanças’, afirmou o prefeito, em encontro com o líder árabe.

O palestino prossegue o giro pela América com vistas a Argentina, Chile, Venezuela e Paraguai.  Além de promover cooperação, a viagem de Abbas teve como objetivo conseguir apoio à causa palestina e ao reconhecimento do Estado Palestino pelas Nações Unidas.


O papel do Brasil na busca pela paz

Abbas lembrou que o governo brasileiro está preparado para buscar junto à ONU um posicionamento para o reconhecimento do Estado Palestino e arbitrar soluções pacíficas para a região. E lembrou as palavras do presidente, que afirmou que a paz justa e duradoura depende de um Estado Palestino coeso e próspero.
Com eleições marcadas para janeiro próximo, Abbas voltou a reiterar a informação de que não é candidato à reeleição, dizendo-se frustrado e decepcionado com os rumos das negociações. “Está tudo  bloqueado, não há caminho aberto para a paz”, disse.

Abbas, chamado de Abu Mazen, assumiu a presidência da Palestina em 2005. Formado em Direito e doutor em História, foi, juntamente com Yasser Arafat, um dos fundadores do Fatah, facção política que atualmente governa a Cisjordânia.