Porto Alegre, terça-feira, 16 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

19/11/2009
Carrion comemora 40 anos no PCdoB com festa
Jantar no CTG 35, em Porto Alegre, celebrou 0s 40 anos de militância no PCdoB do deputado estadual Raul Carrion. Quase mil pessoas prestigiaram o evento.
 

Carrion recebeu presente da Nação Hip Hop

Uma grande confraternização, que reuniu quase mil pessoas, marcou a passagem dos 40 anos de militância de Raul Carrion no PCdoB e os 47 anos de atuação política. A festa reuniu lideranças comunitários, estudantis e sindicais, além de familiares, companheiros de prisão e exílio e militantes. Cinco ônibus com caravanas do Interior e Região Metropolitana transportaram centenas de militantes. Ponto alto da festa, um vídeo com os principais momentos da vida do parlamentares emocionou os presentes.

Entre as personalidades presentes o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a Defensora-Geral do RS, Maria de Fatima Záchia Paludo, a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Jussara Cony, o ex-ouvidor da Segurança Pública, Adão Paiani, o presidente estadual da CTB, Guiomar Vidor, o vereador de Porto Alegre, Elias Vidal, a vereadora Maristela Maffei, a vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha.

Durante o ato político, foram lidas mensagens enviadas pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e pelo assessor especial do Ministério dos Esportes, João Luiz Santos, entre outros.

Entidades e representantes
Eduardo Andreis (Secretário Executivo do Pronasci e presidente do PCdoB em Alvorada)
Cesar Nicola (CREA)
Marcus Flavius de Los Santos (Sindicato dos Advogados RS)
Nilo Feijó (Sociedade Satélite Prontidão)
Vereador Tadeus Magnus (Xangrilá)
Jorge Uequed (Diretor Jornal O Timoneiro)
Vinicius Gentil Caurio (Sindicato dos Artistas)
Ricardo Haesbaert ( Associação Cultural José Martí)
Oscar Plentz (POA TV)
Luiz Alberto da Silva (Sociedade Floresta Aurora)
Angelo Martins (Sindicato dos Químicos)
Valério Lopes (Presidente da Fegam)
Hélio Corbelini (Representando Prefeito de Canoas, Jairo Jorge)
Maria Horácia Ribeiro (Presidente da Uampa)
Pedro Dias (Diretor nacional da Conam)
Rodrigo de Jesus (Coordenador da UEE)
Nelson Flores (Secretário da Cultura, Juventude e Esporte de Alvorada)
Júlio Ribeiro (Subprefeito de Canoas)

História de lutas
C
arrion iniciou a sua militância política aos 17 anos, no movimento estudantil secundarista, atuando na Ação Popular.  Quando ocorreu o golpe militar de 1964, havia acabado de ingressar na UFRGS, onde logo se destacou como liderança universitária no combate à ditadura.

Em fins de 1969, junto com diversas lideranças sindicais da Região Metropolitana de Porto Alegre, ingressou no Partido Comunista do Brasil. No dia 28 de maio de 1971, foi preso e levado para o DOPS, no Palácio da Polícia. Acusado de ser o secretário de organização do PCdoB no Rio Grande do Sul, foi submetido durante dez dias seguidos, às mais bárbaras torturas. Como nada revelou, foi enviado para a OBAN (Operação Bandeirantes), em São Paulo, principal centro clandestino de torturas do país.  Libertado pela Justiça Militar por falta de provas, mas vigiado e ameaçado pelos órgãos de repressão, optou pelo exílio.

Nas eleições de 2000, foi candidato a vereador em Porto Alegre, pelo PCdoB, elegendo-se com a 8ª maior votação da cidade. Assumiu, então, a presidência do PCdoB em Porto Alegre. Em 2002, foi candidato a deputado federal, obtendo 55 mil votos, ficando na suplência. Em 2004, concorreu à reeleição, obtendo a 4ª maior votação para vereador.

Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PCdoB, com quase 42 mil votos. Na Assembléia Legislativa, Carrion é membro titular das Comissões Permanentes de Assuntos Municipais, de Economia e Desenvolvimento, e do Mercosul e Assuntos Internacionais. Foi Presidente da Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária, além de membro titular de outras quatro Comissões Especiais. É o coordenador da Frente Nacional de Deputados Estaduais pela Reforma Urbana e das frentes parlamentares por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola no RS, em Apoio à Defensoria Pública e em Solidariedade ao Povo Cubano.

Historiador graduado pela UFRGS e pós-graduado pela FAPA, Raul Carrion desenvolve intensa atividade acadêmica e cultural.  Foi sócio fundador e membro da coordenação do CEM/RS (Centro de Estudos Marxistas do RS) e do CEDESP/RS (Centro de Debates
Econômicos, Sociais e Políticos do RS), além de ter sido o primeiro presidente do IMG (Instituto Maurício Grabois) no Rio Grande do Sul.

É fundador do MEPPP/RS – Movimento dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul – e presidente,  por três vezes, do seu Conselho Deliberativo. Faz parte do Conselho Consultivo do CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz. Também é membro do Comitê Estadual do PCdoB no Rio Grande do Sul e de sua Comissão Política, além de ser membro do Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre.