Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

17/11/2009
Raul Carrion debate educação e igualdade racial em Santa Maria
O deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), em agenda na cidade de Santa Maria, participou de atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta e no Museu Treze de Maio, para discutir entre outros assuntos, a qualidade do ensino nas escolas da região.
 

Carrion com a comunidade escolar de Santa Maria

A atividade realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta, reuniu lideranças comunitárias alegam que não há ensino médio na escolas, o que gera preocupação aos pais, alunos, professores e a comunidade.

Para Carrion a discussão é  mais do que necessária por se tratar de um tema relevante como a educação. Também afirmou que o programa do governo federal, o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento- defende não só o ensino, mas questões interligadas como segurança pública e saúde.

O parlamentar comunista se responsabilizou em intervir por meio do Legislativo Gaúcho para garantir que políticas públicas beneficiem as áreas menos favorecidas.

Museu Treze de Maio é patrimônio histórico do Estado

O Museu Treze de Maio, localizado no bairro Rosário, em Santa Maria, e historicamente reconhecido como Patrimônio Cultural da comunidade negra, foi o local escolhido para ser  realizada Audiência Pública sobre o Projeto de Lei 38/2009, que trata sobre o Estatuto de Igualdade Étnico/Racial e de Controle de Intolerância Religiosa.

Carrion, proponente do PL 38/09, debateu com diversas lideranças locais do Movimento Negro e entidades religiosas da região, as pautas referentes no estatuto. De acordo com o parlamentar, a proposta visa medidas reparatórias e compensatórias para os afro-brasileiros, em razão das sequelas oriundas do período da escravidão e das práticas institucionais e sociais que contribuíram para aumentar as desigualdades étnico-raciais presentes na sociedade.
 
O Estatuto objetiva orientar as políticas públicas, programas e as ações realizadas no Estado, e aplicar medidas inclusivas, nos setores público e privado, que assegurem a representação equilibrada dos diversos segmentos étnico-raciais formadores da sociedade gaúcha.

Participaram também da audiência pública o deputado estadual Fabiano Pereira (PT), o Prefeito de Santa Maria, César Schirmer (PMDB), além de  religiosos e lideranças da região.