Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

11/11/2009
Raul Carrion reafirma rumo socialista no 12ºCongresso Nacional do PCdoB
O 12º Congresso Nacional do PCdoB encerrado no último domingo (8), em São Paulo, terminou com a eleição do novo Comitê Central do Partido, que irá dirigir a legenda até o próximo Congresso, em 2013. O deputado estadual Raul Carrion, em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira(10), na Assembleia Legislativa do RS, reafirmou a importância e os rumos para o fortalecimento do partido Comunista do Brasil e da nação brasileira.
 

Deputado Carrion, líder da bancada do PCdoB na ALERS no 12º Congresso

Leia a íntegra:

Queríamos fazer um pronunciamento referente ao 12º Congresso do Partido Comunista do Brasil, do qual tivemos a honra de participar como delegado do Estado do Rio Grande do Sul, junto com dezenas de outros camaradas.

O evento foi realizado entre 5 e 8 de novembro, em São Paulo, no Parque Anhembi.
É o maior congresso da história do PCdoB, partido que já ultrapassou a barreira dos 200 mil filiados. Nos debates congressuais, a participação ficou em torno de 105 mil militantes, estruturados em mais de 1.700 Municípios de todo o Brasil.Representando os filiados, estiveram presentes no congresso cerca de mil delegados, do qual um terço eram mulheres, uma marca talvez imbatível na história dos partidos brasileiros.

Esse congresso deliberou sobre a eleição de um novo comitê central com 105 membros, passando, portanto, dos 81 membros do congresso anterior para mais de 100.Quatro membros do comitê central são do Rio Grande do Sul: nosso presidente estadual, Adalberto Frasson; nossa deputada federal Manuela D’Avila; nosso dirigente sindical, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul – talvez o maior sindicato operário do Estado –, companheiro Assis, vereador em Caxias do Sul, o mais votado de todo o interior do Rio Grande do Sul e o mais votado da história de Caxias do Sul; e a nossa companheira Abgail, que foi candidata a vice-prefeita em Caxias do Sul e representa a Secretaria da Mulher na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

O 12º Congresso do PCdoB reuniu autoridades nacionais e internacionais

Estiveram presentes no ato político o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que suspendeu uma viagem para prestigiar nosso congresso; a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; os ministros Tarso Genro, Luiz Dulci, Orlando Silva – do Esporte, do nosso partido –, Edson Santos, Paulo Vannuchi; governador Sérgio Cabral; representações do MST, da CTB, da CUT, da Conan, da UNE, da Ubes, da União da Juventude Socialista, da União Brasileira de Mulheres, da Unegro.

Houve, ainda, o prestígio, a representação de 49 delegações internacionais de partidos irmãos, de forças de esquerda de 32 países. O congresso, além de fazer a eleição de um novo comitê central, aprovou diversas resoluções políticas, entre elas, a proposta de um novo programa socialista para o Brasil, projetos de resolução política sobre a crise do capitalismo, sobre a situação internacional, além de algumas alterações estatutárias e a definição de uma política de quadros comunistas para a contemporaneidade. Está tudo no documento cujo título é Garantir a Continuidade do Ciclo Progressista Aberto em 2002 no Brasil, Promovendo o Aprofundamento das Mudanças.

Evidentemente o tempo não permite que nesta primeira informação sobre o nosso congresso eu detalhe as novas questões políticas, estratégicas e táticas abordadas pelos delegados no 12º Congresso do PCdoB. Saímos do evento convictos principalmente do fortalecimento progressivo do PCdoB, que vem se afirmando no palco político brasileiro como uma força revolucionária ampla, capaz de dialogar com todos aqueles e aquelas que querem construir um Brasil soberano, um Brasil democrático, um Brasil mais justo. Muito obrigado.