Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

03/11/2009
Carrion comemora titulação de primeiro quilombo urbano do País
Quilombo Chácara das Rosas, em Canoas, recebeu a titulação definitiva de suas terras na última sexta-feira (30).
 

Carrion elogia ineditismo do processo

Uma grande festa marcou as comemorações das 24 famílias que moram no quilombo Chácara das Rosas, no bairro Marechal Rondon, em Canoas. Eles recebem o título definitivo das terras onde moram. O deputado estadual Raul Carrion, coordenador da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola, participou da solenidade. O presidente do Incra, Rolf Hachbart, a presidente da Associação Quilombola Chácara dos Rosas, Isabel Cristina Genelício, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assinaram o documento histórico.

Repleto de autoridades regionais e nacionais, o ato foi marcado por momentos de emoção, lembranças históricas e homenagens. Representantes de mais de 40 quilombos do estado; gestores públicos municipais, deputados e um senador, além de diversas lideranças de organizações e movimentos sociais, que também participaram da Marcha dos Excluídos, no mesmo dia, prestigiaram a solenidade.

O quilombo será beneficiado com 24 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto, pioneiro no Brasil para um quilombo, é uma parceria entre a Caixa Econômica Federal; a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para a Igualdade Racial; a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a Construtora Aguiar, de Porto Alegre. 

Ato de assinatura da titulação

Conforme Hackbart, a titulação é um passo decisivo para diversos outros avanços e conquistas para a comunidade. “A titulação é a carteira de identidade da terra; sem ela, não se realiza a conquista de outras políticas”, afirmou.

“Essa vitória é o resultado da luta do movimento negro e do esforço do governo Lula em resgatar a enorme dívida do povo brasileiro com os negros descendentes de escravos. Mas, a luta não termina aqui. Ao contrário, é o início de um processo. É preciso acelerar no Rio Grande do Sul e em todo o país o processo de titulação das terras quilombolas”, afirmou Carrion.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoas