Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

27/10/2009
Mostra cinematográfica debate os 40 anos do AI 5
O deputado e historiador Raul Carrion (PCdoB) será um dos mediadores do debate que abrirá a mostra O AI-5 40 anos: uma revisão cinematográfica dos anos de chumbo, nesta terça-feira (27), no SindBancários (General Câmara, 424, Porto Alegre).

As discussões ocorrerão após a exibição do documentário Cidadão Boilesen, que será exibido a partir das 19h30min.

Vencedor do mais importante festival de documentários da América Latina (É Tudo Verdade 2009), Cidadão Boilesen revela como o empresariado brasileiro financiou a tortura durante o regime militar. Através da vida de Henning Boilesen, o documentário mostra a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada durante a ditadura.

Dirigido por Chaim Litewski, chefe do departamento de cinema e vídeo da ONU, o filme traz revelações inéditas e históricas através de entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, Coronel Brilhante Ulstra, Eugenio da Paz, Henning Boilesen Jr., militares, historiadores e ex-combatentes.

A mostra cinematográfica ocorre de 27 de outubro a 8 de novembro, com entrada franca. Mais informações no www.sindbancarios.org.br.