Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

27/10/2009
Torre do Petróleo é reinstalada na Praça da Alfândega
O deputado Raul Carrion, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa participou nesta quinta-feira (22) do ato de reinstalação da Torre do Petróleo, na Praça da Alfândega, em Porto Aegre. O ato foi promovido pelo Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal, composto por mais de 50 entidades sindicais, políticas e estudantis.
 

Comitê comemora reinstalação

A reinstalação da Torre do Petróleo no centro da capital gaúcha marca os 55 anos do início das operações da Petrobrás e a luta em defesa do monopólio estatal na extração do petróleo do pré-sal. A nova torre e a placa alusiva ao movimento é assinada também pelo Comitê Nacional “O Petróleo Tem Que Ser Nosso”.

Participaram do ato o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Olívio Dutra; o representante da Associação dos Tribunais de Conta do Brasil, Victor Faccioni; representantes da CUT, CTB, Sindicato dos Petroleiros, CGTB, UNE e Sindicato dos Músicos.

Pré-Sal
A Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa dos Recursos do Pré-Sal para Todos os Brasileiros será instalada no dia 12 de novembro, às 13h30min, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A iniciativa é do líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, juntamente com a Uvergs (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul). O abaixo-assinado já foi subscrito por 47 deputados estaduais de todos os partidos representados no Legislativo do RS.

A iniciativa soma-se ao esforço da bancada federal para acompnhar e participar ativamente das discussões que se travam no país e no Congresso Nacional acerca do Pré-Sal.

Carrion defendeu mudanças no marco regulatório

De acordo com o parlamentar, as reservas petrolíferas do Pré-Sal colocam o Brasil entre os maiores produtores de petróleo do mundo. Essas reservas, segundo os especialistas, podem chegar a 100 bilhões de barris, o que equivale a mais de 10 vezes o valor do atual Produto Interno Bruto nacional.

A riqueza do Pré-Sal é de todo o povo brasileiro e  com o objetivo de que o Estado do Rio Grande do Sul aprofunde o debate e aufira os benefícios de sua exploração foi constituída a Frente Parlamentar.


“É importante que todos os parlamentares se unam neste importante debate que gerará avanços sem precedentes na qualidade de vida do povo brasileiro, alçando a nação brasileira a patamares diferenciados no cenário internacional”, disse Carrion.

A Torre
A Torre do Petróleo foi inaugurada em 1963, por iniciativa do Centro Acadêmico André da Rocha (direito UFRGS) e do Grêmio Estudantil Júlio de Castilhos, em comemoração ao 10º aniversário da Petrobras e do Monopólio Estatal do Petróleo. O equipamento de oito metros de altura, que por muitos anos esteve à mostra na Praça da Alfândega, na capital gaúcha, encontra-se a céu aberto entre restos de árvores e arbustos, sem qualquer tipo de manutenção.

Em 1985, durante a passagem de Alceu Collares pela prefeitura da Capital gaúcha, a Torre foi resgatada de um depósito da Prefeitura e instalada em um local sem visibilidade. Na década de 90, por iniciativa de Carrion em associação com a prefeitura, a Torre foi recolocada em lugar nobre da Praça da Alfândega, junto à rua Sete de Setembro.

Ofícios públicos justificam que a retirada da Torre foi necessária em função do projeto Monumenta, um programa de recuperação do patrimônio cultural urbano, executado pelo Ministério da Cultura. Com a retirada negociada e com o compromisso de recolocação o equipamento acabou em frente ao Banrisul, na rua Capitão Montanha. De lá, foi levado há quase um ano para o parque em Viamão. 

Novamente, com o protagonismo do parlamentar comunista, iniciou-se em março deste ano uma intensa mobilização para resgatar a torre do parque Saint Hilaire, onde estava abandonada, e recolocá-la em seu local de origem. Carrion reuniu-se com o secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Professor Garcia, entre outras autoridades envolvidas até o desfecho positivo.