Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

26/09/2009
Carrion recebe distinção como membro honorário da Força Aérea Brasileira
O deputado Raul Carrion (PCdoB) participou da solenidade militar comemorativa ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, lembrados nos dias 22 e  23 de outubro respectivamente, na base aérea de Canoas, na sexta-feira (23).
 

Carrion recebe distinção da FAB

 Na ocasião o parlamentar comunista recebeu das mãos do Major Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, comandante do V Comando Aéreo Regional, o título honorífico de distinção como membro honorário da FAB.


O público presente pode acompanhar, além do desfile dos pelotões da aeronáutica e do exército brasileiro representados pelas tropas militares do V Comar (Comando Aéreo Regional) de Canoas, as apresentações aéreas de aeronaves como o C97-Brasília, aeronave de transporte do Esquadrão Pégaso, de Canoas, e de um caça F5M, do Esquadrão Pampa, de Canoas.

Também foram entregues medalhas de tempo de serviço para os militares com 10 anos (bronze), 20 anos (prata) e 30 anos (ouro) e de membros honorários da FAB para cinco civis, além da ordem do mérito aeronáutico para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o comandante da 6ª Divisão do Exército, general de divisão Sérgio Costa de Castro, e também três oficiais da FAB, coronel aviador Luiz Alberto Pereira Biachi, comandante da Base Aérea de Canoas, coronel aviador Roberto Ferreira Pitrez, comandante da Base Aérea de Santa Maria, e tenente coronel Cátia Nocera, do Cindacta 2, de Curitiba. 
Na oportunidade todos foram convidados a participar do Grande Expediente em Homenagem ao Dia do Aviador e a Força Aérea Brasileira, proposto pelo deputado Carrion, a realizar-se no próximo dia 28 de outubro de 2009, a partir das 14 horas, no Plenário Vinte de Setembro, da Assembleia Legislativa do RS.

Autoridades homenageadas em Canoas

Defesa do Brasil
A FAB está submetida ao Comando da Aeronáutica e foi criada em 20 de janeiro de 1941 por um decreto do então presidente Getúlio Vargas com o nome de Forças Aéreas Nacionais. Em maio de 1941, um novo decreto mudou o nome para Força Aérea Brasileira, que permanece até hoje.

O efetivo da FAB contabilizado em 2008 é de 73.764 pessoas, sendo 66.109 militares e 7.655 civis. Do total de militares, os homens representam 92,17% e as mulheres, 7,83% cujo ingresso na Força foi permitido a partir de 1982.

Segundo a FAB, a missão da corporação é "defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro e do espaço exterior para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais". 

Com informações da Assessoria de Comunicação do V Comar