Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

21/10/2009
Mérito Farroupilha será concedido ao Ministro dos Esportes Orlando Silva
Foi aprovado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS, na última terça-feira (20), a inciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB) que concede a Medalha de Mérito Farroupilha ao Ministro dos Esportes, Orlando Silva, como reconhecimento do parlamento gaúcho ao relevantes serviços prestados ao Estado.


Em seu requerimento, Carrion afirma que o Esporte nacional tem tido papel fundamental para o protagonismo do Brasil no mundo, reflexo de um forte trabalho desenvolvido pelo Governo Federal, encabeçado pelo ministro. "Assim como o país, o estado do Rio Grande do Sul, ao ser escolhido como uma das sedes da Copa 2014, viabilizam inúmeros investimentos em diversos setores da economia e urbanização da capital gaúcha", disse. "Apesar das Olimpíadas de 2016 serem realizadas no Rio de Janeiro, um país inteiro viverá um período de efervescência refletindo em seus atletas o incentivo e o surgimento de novos talentos, assim como a melhoria nas estruturas de treino."

Silva à frente do Ministério dos Esportes coordenou os Jogos Pan-americanos em 2007, sendo considerado a partir daí, um forte candidato a sediar os jogos olímpicos e demais eventos esportivos. Recebeu da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro a Medalha de Mérito Esportivo Pan-americano pelo trabalho desempenhado. Nascido no dia 27 de maio de 1971, em Salvador (BA), Orlando Silva Jr tem destacada participação nos movimentos sociais de juventude do Brasil. Militante político atuante, presidiu a União Nacional dos Estudantes(UNE) de 1995 a 1997, no período de 1998 a 2001, foi presidente da União da Juventude Socialista (UJS), cursou Direito na Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP).

O ministro também é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Ibero-Americano do Esporte (CID), membro do Conselho Sul-Americano do Esporte (CONSUDE), presidente do Conselho Americano do Esporte (CADE), integrou a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) e foi presidente da Conferência de Ministros de Estado dos Países de Língua Portuguesa.