Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

25/09/2009
Carrion comemora com comunidade titulação do Quilombo da Família Silva
A Associação de Moradores da Comunidade Remanescente de Quilombo Família Silva receberam, em ato comemorativo, nesta sexta-feira (25), o título definitivo de suas terras, entregue pelo Incra.
 

Legenda da foto

Marco histórico da luta por reparação, o Quilombo da Família Silva é o primeiro quilombo urbano do Brasil a receber o título definitivo.

“A titulação do Quilombo da Família Silva, de Porto Alegre, pelo Governo Lula, é um marco histórico da luta por reparações das famílias descendentes de quilombolas no Rio Grande do Sul e no País”, afirmou Carrion, Coordenador da Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola.

História

O quilombo da Família Silva fica no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, em uma área de 6,5 mil metros quadrados e abriga 12 famílias. A origem do grupo deu-se com a migração dos avós dos atuais moradores da comunidade para Porto Alegre no início dos anos 1940. A partir da década de 1960, a área passou a se valorizar e a comunidade passou a temer a expulsão do local e sofreram inúmeras investidas. A comunidade enfrentou tentativas de despejos, e apenas em abril de 2004, o Ministério da Cultura atestou que a área era remanescente de quilombo.

Quilombolas

O Brasil tem mais de 3 mil comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas, de acordo com levantamento do Incra. No Rio Grande do Sul, esse número chega a 135 comunidades remanescentes de quilombolas. Nos próximos dias, será titulada a comunidade quilombola da Chácara das Rosas, em Canoas. O processo do Quilombo de Casca deverá ser publicado nas próximas semanas. Até setembro de 2008, apenas 144 comunidades qulombolas do páis contavam com título de propriedade – menos de 5% do total.

Frente

A Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola foi instalada em 8 de abril de 2008 por iniciativa do deputado Raul Carrion, contando com a assinatura de mais 41 deputados, a partir de uma proposta da Frente de Associações de Comunidades Quilombolas.